Fugindo da Guerra

Casal iraquiano preso com documento falso no Recife pede refúgio

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/01/2019 às 16:52

-Reprodução/TV Jornal

O casal de iraquianos preso com passaportes falsos, na noite dessa terça-feira (29), estava fugindo da guerra promovida pelo Estado Islâmico. De acordo com a Polícia Federal, Ziad Jasim Murad, de 21 anos, e Ramya Abdi Haji, de 22 anos, saíram da Turquia e foram interceptados com passaportes israelenses falsificados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

Os iraquianos contaram à PF que a família de Ramya está desaparecida e tinham a esperança de conseguir abrigo na Espanha, que seria o destino final da viagem. De etnia curda e natural de Mosul, o casal foi acolhido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e encaminhado para a Comunidade Católica Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Eles ingressaram com requerimento da concessão de refúgio perante o Departamento de Polícia Federal e o pedido está em processamento.

Responderão ao processo em liberdade

Ziad e Ramya foram autuados em flagrante por uso de documento falso e passaram por audiência de custódia na Justiça Federal de Pernambuco (JFPE), no bairro do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. Sem antecedentes criminais, os iraquianos vão responder ao processo em liberdade.