Delícia

Que tal fazer Pão de Calabresa e Bolo de Biscoito com Doce de Ameixa?

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/02/2019 às 11:50

-Reprodução/TV Jornal

No Sabor da Gente desta quarta-feira (06) teve receita salgada e doce para agradar toda a família! O Chef Wellington preparou Pão de Calabresa, Queijo e Azeitona e Bolo de Biscoito com Doce de Ameixa.

Pão de Calabresa, Queijo e Azeitona

Ingredientes

500g de farinha de trigo
250ml de leite
50ml de água
50g de manteiga
10g de fermento biológico em pó
02 ovos
01 col. (sopa) de açúcar
01 col. (chá) de sal

Recheio:
02 linguiças calabresa passadas no ralador grosso
01 xícara (chá) de azeitonas picadas
200g de queijo prato ralado grosso
02 gemas
50g de queijo ralado

Modo de Preparo

No microondas, esquente o leite por 25 segundos, para ficar morno. Misture o fermento e 150g da farinha com o leite, cubra e deixe descansar num lugar quente por cerca de 30 minutos (pode ser próximo ao forno ligado).

Aqueça levemente a água e misture com o açúcar e o sal. Pegue um dos ovos, bata a clara em neve e misture com a gema, a água e o restante da farinha. Adicione à massa fermentada, sove por cerca de 5 minutos e adicione a manteiga derretida. Sove bem por mais 20 minutos. Caso a massa fique muito pegajosa, adicione mais farinha aos poucos, até que ela comece a desgrudar das mãos.

Coloque a massa numa vasilha e cubra, deixe descansar novamente num lugar quente, desta vez por cerca de 40 minutos ou até dobrar de tamanho.

Com a ajuda de um rolo, abra a massa em formato retangular. Misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa. Enrole a massa recheada como um bolo de rolo.

Coloque o pão recheado numa assadeira, faça pequenos cortes em diagonal na parte de cima, pincele com gema e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 190°C por cerca de 25 minutos ou até dourar.

Bolo de Biscoito com Doce de Ameixa

Ingredientes

Bolo:
04 xícaras de farinha de biscoito maizena
01 xícara de leite
04 ovos
04 col. (sopa) de manteiga
01 xícara de açúcar
01 col. (sopa) de fermento

Recheio:
700ml de leite
04 col. (sopa) de amido de milho
01 col. (sopa) de manteiga

Doce de Ameixa:
500g de ameixas sem caroço picadas
03 xícaras de açúcar
01 xícara de água
500ml de creme vegetal para chantilly

Modo de Preparo

Bata os ovos com a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Acrescente a farinha de biscoito e o fermento e misture bem. Separe a massa do bolo em 3 formas iguais, de fundos removíveis de 25cm de diâmetro, untadas e polvilhadas e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 20 minutos cada uma. Deixe esfriar, desenforme e reserve.

Numa panela, misture os ingredientes do doce de ameixa e leve ao fogo alto, para fazer um doce cremoso. Reserve.

Misture o leite com o amido, acrescente a manteiga e leve ao fogo, mexendo para ficar cremoso. Reserve uma xícara de chá do doce de ameixa para decorar o bolo no final e acrescente o restante à panela do creme e misture bem. Monte a torta intercalando os bolos com o creme de ameixas.

Numa batedeira, bata o creme de chantilly. Coloque num saco de confeiteiro com bico pitanga e decore ao seu gosto. Espalhe, com uma colher, pequenas porções do doce de ameixa reservado sobre o chantilly. Sirva o Bolo bem gelado.