Gestão

Prefeitura do Recife anuncia extinção de 256 cargos comissionados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/02/2019 às 7:45

-Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou, nessa quinta-feira (31), após reunião do secretariado, a extinção de 256 cargos comissionados e a revisão de contratos. As duas medidas fazem parte de um conjunto de iniciativas que têm o objetivo de economizar R$ 50 milhões dos cofres públicos municipais.

A redução de despesas visa ampliar os investimentos em ações, projetos e intervenções que deverão ser realizados ainda em 2019. Os investimentos serão destinados para execução de obras como a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, do Teatro do Parque, a construção do Hospital do Idoso e a finalização do Geraldão. Também está prevista a construção de novos Centros Comunitários da Paz (Compaz).

De acordo com a administração municipal, desde 2014, a partir da criação de um grupo de trabalho de controle de gastos, foram economizados cerca de R$ 1,5 bilhão. Com o valor, foi possível realizar a construção do Upinhas, Hospital Veterinário, Creche Escolas, novas sedes escolares, pavimentação, recuperação de calçadas, escadarias e corrimão e contenção de encostas.

Nova estrutura administrativa

Durante o encontro com secretários nessa quinta-feira (31), também foi apresentada a nova estrutura administrativa da Prefeitura do Recife, que deve ser enviada por Projeto de Lei à Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira (1º). Além da extinção de 256 cargos comissionados, haverá mudanças no secretariado.

João Guilherme Ferraz deixou o Gabinete de Projetos Especiais para assumir a Secretaria de Governo e Participação Social. Aldemar Santos assume a chefia do Gabinete. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação será chefiada por Guilherme Calheiros; Antônio Júnior ficará a frente da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. José Neves Filho deixa a presidência do Procon para assumir a Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ana Paula Jardim será a nova presidente do Procon Recife.

Rafael Figueiredo assumirá a Procuradoria Geral do Município, no lugar de Ricardo Correia, que irá para a Assessoria Especial do Prefeito. André Nunes ficará à frente da Controladoria Geral do Município. A Chefia do Gabinete do Prefeito será comandada por Rodrigo Farias, enquanto Marconi Muzzio assume a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas. Isabella de Roldão assume a Secretaria de Habitação do Recife.

Carlos Muniz ficará à frente da Secretaria Executiva de Coordenação de Gestão, no lugar de Alexandre Gabriel, atual secretário executivo de Comunicação Governamental do Governo do Estado, e Bernardo D´Almeida é o novo secretário de Educação, substituindo Alexandre Rebelo, atual secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado. Ana Paula Martins será a nova secretária executiva de Política Sobre Drogas. As demais Secretarias mantém seus atuais titulares. Os secretários convidados para as novas funções já participaram desta reunião.