Trânsito

Implantação de ciclofaixa altera trânsito na Agamenon Magalhães; veja

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/03/2019 às 18:30

-Google Street View / Reprodução

Os motoristas e ciclistas que passam pela Avenida Agamemon Magalhães precisam ficar atentos. É que a partir deste sábado (16), a Autarquia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai realizar uma mudança na circulação local da via. De acordo com o órgão, a ação tem por objetivo ordenar o trânsito local, garantir segurança viária e viabilizar uma implantação de uma ciclofaixa na localidade. A intervenção acontece entre as ruas Othon Paraíso e Odorico Mendes. A operação vai fazer com que a via que tinha sentido duplo, passe a ter um único sentido em direção a cidade de Olinda.

A partir da nova circulação, os condutores oriundos da Rua Odorico Mendes deverão seguir pela pista principal da Avenida Agamenon Magalhães e girar à direita nas vias de acesso à pista local. Nesse trecho da via que passará a ter sentido único, a Ciclofaixa Othon Paraíso terá uma ciclofaixa no sentido Boa Viagem, no lado esquerdo da via e, no sentido Olinda, uma ciclorrota, ou seja, faixa compartilhada com os carros. A previsão é de que a nova ciclofaixa seja entregue até o final deste mês.

Ciclofaixa

Com previsão de entrega para o fim do mês de março, os 4 km de extensão da Ciclofaixa Othon Paraíso se somam aos 8,7 km das ciclofaixas Professor José dos Anjos e Santos Dumont já concluídos desde o início do mês. As novas rotas farão conexão com as já existentes Marquês de Abrantes e com o Eixo Cicloviário Camilo Simões e irão beneficiar nove bairros: Campo Grande, Beberibe, Arruda, Rosarinho, Mangabeira, Campina do Barreto, Água Fria, Encruzilhada, Santo Amaro, além de permitir a ligação com o município de Olinda.

Para regulamentar a mudança de circulação, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias. Além disso, a maior parte do percurso pelo qual a Ciclofaixa Othon Paraíso será implantada passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h, sendo o trecho de ciclorrota com 30 km/h de velocidade regulamentada. A CTTU também irá disciplinar o estacionamento existente na Rua Paulo de Arruda com o objetivo de viabilizar maior segurança viária aos modais.

-Reprodução/TV Jornal

MALHA CICLOVIÁRIA

Juntas, as ciclofaixas Othon Paraíso, Santos Dumont e Professor José dos Anjos acresceram 12,7 km de extensão às rotas existentes no Recife, que passa a contar com cerca de 70 km, representando um aumento de 190% na extensão da malha cicloviária, que era de 24 km em 2012.