Câmara

João Campos: país não passaria ‘constrangimento’ com pai presidente

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/03/2019 às 7:50

-Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem

Deputado federal eleito com a maior votação da história de Pernambuco, João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), fez nesta quarta-feira (20) seu primeiro discurso na Câmara. Em Brasília, lembrou o pai e criticou o presidente Jair Bolsonaro (PSL), sem citar o nome dele. “Tenho certeza, se vivo estivesse, seria o presidente do Brasil. E o Brasil não estaria passando por dificuldade e constrangimento nacional e internacional”, afirmou.

“Ele faria o que fez em Pernambuco, transformar em dez anos a educação de um Estado”, elogiou João Campos. O parlamentar lembrou uma declaração do pai: “no dia em que filho do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador estudarem na mesma escola, nesse dia o Brasil será o país que queremos”.

No dia em que Bolsonaro esteve na Câmara dos Deputados para entregar projetos de lei, João Campos disse que o país não passaria 'constrangimento' com o pai dele, Eduardo Campos, como presidente. A visita do presidente foi um dia depois de ele voltar dos Estados Unidos, e os projetos mudariam as regras de aposentadoria dos integrantes das Forças Armadas e reestruturariam as carreiras militares

João Campos foi eleito para a Câmara quatro anos após a morte do pai, em acidente aéreo durante a campanha presidencial. Governador por dois mandatos em Pernambuco, Eduardo Campos estava em terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, atrás de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), quando morreu, aos 49 anos.

Histórico

Herdeiro do espólio político do pai, da avó, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes, e do bisavô, Miguel Arraes, João Campos foi indicado pelo PSB para ocupar uma vaga na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no primeiro mandato. Passam pelo colegiado todos os projetos apresentados à Casa e, atualmente, a principal é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência.