Meio Ambiente

Seminário discute arborização urbana e aspectos climáticos no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/03/2019 às 19:50

-Divulgação

Será realizado, nesta quinta-feira (28), o Seminário de Arborização Urbana para Agenda Climática. O evento que vai discutir a questão da arborização urbana, os aspectos climáticos e a formação de novos profissionais é gratuito e aberto ao público em geral, e será realizado das 14h às 17h, no auditório (5º andar) da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

“O seminário vem sendo pensado e organizado com o objetivo de discutir os desafios da arborização urbana, aspectos climáticos, bem como a importância dos estágios curriculares na formação de novos profissionais da área. O evento será de grande relevância para o meio ambiente da nossa cidade, considerando, também, a chegada da Festa Anual das Árvores que, há 52 anos, de acordo com decreto federal, passou a ser realizada, no Nordeste, na última semana do mês de março, ao invés de ser celebrada em 21 de setembro”, destaca o secretário de Meio Ambiente do Recife, José Neves Filho.

O Seminário de Arborização Urbana para Agenda Climática oferecerá dois painéis expositivos, ministrados por representantes da SMAS, professores e alunos da área ambiental de diversas universidades do Recife. O primeiro painel aborda o desafio de construir a paisagem da Cidade, e o segundo tem a primazia de formar novos profissionais na área de arborização urbana.

Programação

14h – Abertura.

14h – 14h20 – Boas Vindas

• - José Neves, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade;

• - Leonardo Bacelar, Diretor de Limpeza Urbana da Emlurb;

• - Profa. Dra. Dinabel Vilas-Boas, Coordenadora de Estágio do Curso de Ciências Biológicas da Fafire.

14h20 - 14h30 – Palestra – "Programa Bora Plantar?

Juntos pelo Clima" - Ubirajara Paz, gestor da Arborização Urbana da SMAS.

14h30 - 15H30 – I Painel – “Planejamento do Perfil

Paisagístico da Cidade do Recife Frente aos Desafios da Biodiversidade e do Clima”.

• MSc. Yasodhara Silva Lacerda - SMAS/ PCR

• Prof. Dr. Luiz Viera – INCITI/UFPE

• Profa. Dra. Rejane Pimentel - UFRPE

15H30 - 15H45 – Intervalo

15h45 – 17h – II Painel – “O Papel dos Estágios Curriculares na Formação dos Futuros Profissionais da Arborização Urbana”.

• Apresentação do Programa de Estágio Curricular na Arborização Urbana da Prefeitura do Recife – Alessandra Carvalho – chefe do setor de Arborização Urbana da SMAS.

• O Papel da Universidade no Programa de Estágio Curricular na Arborização Urbana – Prof. Dr. Luiz Costa – Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

• Trabalhos Acadêmicos dos Alunos das Universidades Integrantes.

- Arthur Fonseca Chateaubriand de Vasconcelos (biólogo graduado pela Fafire) – Arborização Urbana: Conflitos e oportunidades na conservação da qualidade ambiental na Cidade do Recife.

- João Victor França Ferreira (engenheiro florestal graduado pela UFRPE) – Diagnóstico da arborização dos bairros do Derby e das Graças da Cidade do Recife.

- Ricardo Ferreira de Araújo (estudante de graduação em Engenharia Florestal pela UFRPE e estagiário da Emlurb)/ Cláudio Brito Coelho (estudante de graduação em Engenharia Florestal pela UFRPE e ex-estagiário da Emlurb – Canal Jequitinhonha: Projeto de Requalificação Florística.