Saúde

Seminários abordam importância do tratamento da tuberculose no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/03/2019 às 18:16

-Reprodução/TV Jornal

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura do Recife promove uma ação em alusão ao Dia da Tuberculose que será aberta à população, na Upinha UR 4/5, no Ibura, na Zona Sul do Recife. O evento acontece entre 8h e 12h, as pessoas poderão fazer coleta do escarro e o teste de Mantoux, usados no diagnóstico da tuberculose, para identificar as bactérias que causam a doença. Na ocasião, os pacientes farão teste rápido de HIV e também assistirão a palestras sobre os sintomas, formas de prevenção e contágio, além de aprenderem mais sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Esse público representa 5% dos indivíduos que entram em contato com pessoas infectadas. Em qualquer momento da vida que a imunidade do paciente baixe, ele virá a adoecer. Então, dentro da nova estratégia de enfrentamento da tuberculose, um dos pilares é focado na questão da prevenção desta forma latente e isso é o que foi trabalhado nesses eventos”, detalha a coordenadora Municipal de Tuberculose do Recife, Silvana Lira.

TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (Bacilo de Koch). É curável, mas pode matar se não for tratada adequadamente. A tuberculose é mais comum no pulmão, mas também pode afetar ossos, rins, olhos, meninges, pele etc. O tratamento é feito com antibióticos e dura, em média, seis meses.