Recife

Oficinas gratuitas para aplicar práticas de sustentabilidade em casa

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/04/2019 às 19:02

-Foto: SMAS/Divulgação

Adotar medidas sustentáveis no dia a dia tem sido muito mais do que um estilo de vida. Atualmente, a consciência ambiental está muito mais atrelada ao dever do cidadão e cuidar do meio ambiente deve começar em casa. Ter uma plantinha ou até mesmo uma horta no conforto do lar traz muito mais benefícios do que apenas deixar o lugar mais bonito. Além de decorar, elas melhoram a qualidade do ar e até controlam a temperatura ambiente, gerando uma sensação agradável de bem-estar. As plantas também servem para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, diminuindo os riscos de pressão alta.

Os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife, oferecem diversas oficinas para quem deseja aplicar métodos de sustentabilidade em casa. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS), o Econúcleo Jaqueira, o Jardim Botânico e o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental, sediam práticas gratuitas e direcionadas ao público de todas as idades.

-Foto: SMAS/Divulgação

Confira algumas das atividades oferecidas:

Oficina de hortas caseiras

A prática pretende ensinar ao público a como utilizar materiais recicláveis para fazer o plantio de mudas em casa ou no apartamento, desde o cultivo da semente até o desenvolvimento da planta.

Oficina de vermicompostagem

Quem tem plantas ou hortas em casa sabe que são necessários alguns cuidados para a sua conservação e um desses métodos é a utilização do adubo orgânico em seu solo. A oficina mostra técnicas do uso de minhocas, além dos micro-organismos naturais para decompor mais rápido a matéria orgânica e a como reproduzir o método facilmente, com a utilização de composteiras domésticas.

Oficina sensorial com plantas medicinais

A atividade guia público a distinguir as espécies de plantas medicinais através de seus cheiros, cores e sabores; quais os benefícios e a melhor forma de preparo das ervas. Ao final da oficina, os participantes ainda degustam algumas das espécies específicas.

Oficina de caqueiras

Na oficina, os visitantes aprendem a como produzir e manejar vasos para plantas utilizando materiais reaproveitáveis. Além de mostrar como transformar objetos que iriam para o lixo em vasos sustentáveis, podendo ser usados para hortas ou mudas.

Oficina de terrário

Para aqueles que sempre quiseram ter uma jardim em miniatura em casa, mas não sabia como, poderá aprender técnicas de plantio, construção, acabamento e irrigação de jardins em miniatura que podem ser plantados em vasos sustentáveis para decoração.

Neste final de semana, a programação inclui algumas dessas oficinas com horário já definido. Para participar, basta chegar um pouco antes da atividade:

Sábado (13)


Econúcleo Jaqueira:


9h – Trilha Ambiental + Oficina sensorial com plantas medicinais


Domingo (14)


Jardim Botânico:


14h10 – Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”


CAT Ambiental:


10h - Oficina de horta caseira

15h - Oficina de horta caseira


Serviço:


Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita


Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita


Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim - Boa Viagem

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita