DER

Obras: pista interditada em novo trecho da BR-101

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/04/2019 às 19:01

-Divulgação / DER

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) interditou, na manhã desta segunda-feira (15), um trecho da pista crescente da BR-101, no sentido Jaboatão dos Guararapes, localizado no bairro de Jardim São Paulo. A intervenção, que acontece do km 70,8 ao km 72, é necessária para execução dos serviços de restauração e requalificação do Contorno do Recife e a previsão para conclusão e liberação desse segmento é segunda quinzena do próximo mês de maio.

A iniciativa conta com investimento de R$ 192 milhões, através da parceria firmada entre os Governos Estadual (DER) e Federal (DNIT). O objetivo é concluir toda esta intervenção até o final deste ano (2019), conforme novo cronograma.

A interdição

Com a interdição, os motoristas devem redobrar a atenção às mudanças no trânsito, que será desviado para a pista lateral sentido norte, que passará a ter mão dupla, com o fluxo de veículos separados por uma faixa contínua pintada no pavimento. Além disso, haverá sinalização informativa com placas indicativas de trecho em obras e de redução da velocidade, bem como nos desvios e nos acessos locais. A partir do km 72, o tráfego retorna à pista no sentido único, em direção a Jaboatão dos Guararapes.

Quem segue viagem em direção aos bairros e municípios da zona Norte, vindo da área Sul, terá apenas a faixa da direita da pista decrescente para continuar o percurso até o final do desvio, no km 70,8, onde o tráfego volta a fluir normalmente nas duas faixas em sentido único.

Obra de restauração

As obras de restauração e requalificação da BR-101, no "Contorno do Recife", estão sendo realizadas pelo Governo de Pernambuco, por meio DER, contemplando 30,7 quilômetros da rodovia, no trecho que vai das proximidades do viaduto sob a Estrada da Batalha (km 82,3), em Jaboatão dos Guararapes, até o entroncamento com a PE-015, na divisa dos municípios de Paulista e Abreu e Lima (km 51,6). Essa iniciativa é a maior obra de infraestrutura viária de Pernambuco nos últimos dez anos.