Asma

Pesquisas apontam que asma mata 2 mil pessoas por ano no Brasil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/04/2019 às 19:01

-Pixabay

Pesquisas apontam que a asma está entre as principais doenças respiratórias no mundo. No Brasil, esse cenário representa cerca de 20 milhões de pessoas. Avanços na medicina e principalmente no desenvolvimento de novos medicamentos têm conferido ao asmático uma melhor qualidade de vida. O diagnóstico correto é apenas o primeiro passo. Os dados apontam que, no Brasil, anualmente, cerca de 2 mil pessoas perdem a vida em decorrência de asma.

Asma

A asma configura-se pelo estreitamento dos brônquios o que resulta na dificuldade de trânsito da passagem de ar. No processo de respiração, para quem tem asma a maior dificuldade é a expiração (ato de expelir o ar), mas a inspiração também é difícil.

Situações

Normalmente caracterizam situação de asma: chiado e aperto no peito, falta de ar (dificuldade de respiração), excesso de muco ou catarro e dificuldade para desempenhar algumas atividades físicas. A despeito de todas as informações sobre a doença, deve-se sempre consultar um médico, para um diagnóstico preciso, pois há um repertório de sintomas semelhantes para diferentes doenças respiratórias.

Agentes responsáveis

Em geral, as crises são provocadas por agentes externos como ácaro, mofo, pelos de animais, pólen e inclusive vírus, dentre outros. A maioria dos elementos que desencadeiam a asma, ou mesmo que intensifiquem os seus efeitos já foram catalogados, mas a causa, propriamente dita, ainda não é conhecida.