PERNAMBUCANA

Goleira Bárbara Barbosa recebe homenagem na Arena de Pernambuco

TV Jornal

-Fotos: Francisco Andrade/Setur-PE

Nesta quarta-feira (17), a goleira Bárbara recebeu uma homenagem o Espaço Pernambuco Imortal, da Arena de Pernambuco. A recifense foi a 19ª personalidade a ser condecorada no hall da fama do esporte local. Atualmente em ação pelo Kinderman, clube de Santa Catarina, a jogadora alcançou destaque internacional ao defender a seleção brasileira nos três últimos Jogos Olímpicos.

Lançada profissionalmente pelo Sport, Bárbara Micheline do Monte Barbosa competiu nos Jogos Escolares de Pernambuco nas modalidades de Futsal e Handebol antes de migrar oficialmente para os gramados. Desde 2005, a jogadora representa a Amarelinha, tendo conquistado a medalha de prata na Olimpíada de Pequim, em 2008. Nos Jogos Pan-Americanos, conquistou o ouro no Rio de Janeiro, em 2007, e Toronto, em 2015. Entre suas conquistas, constam ainda mais duas medalhas de prata, uma no Pan de Guadalajara, em 2011, e outra na Copa do Mundo da China.

"A Arena de Pernambuco segue com o trabalho de manter viva a memória do esporte no Estado e mais uma vez presta uma inexorável homenagem. Bárbara, vem se destacando nos gramados mundo afora e é motivo de grande orgulho para os amantes do futebol não só em Pernambuco, mas em todo o País", ressaltou o diretor geral da Arena Pernambuco, Kleber Borges.

“Por ser mulher, negra e jogadora de futebol enfrentei algumas dificuldades no âmbito esportivo. Mesmo assim, vi nesse obstáculo um estímulo para seguir em frente e construir a minha história. Receber essa homenagem aqui em Recife me deixa lisonjeada, um sinal de que estou no caminho certo”, destaca Bárbara. Em celebração acompanhada por sua família, a goleira eternizou as suas digitais no memorial e se juntou a nomes de destaque no futebol como Ricardo Rocha e Rivaldo, além de outros atletas importantes como Yane Marques (pentatlo moderno), Adriana Salazar (natação), Joanna Maranhão (natação), Keila Costa (atletismo), Phelipe Rodrigues (paranatação), Suely Guimarães (paratletismo), entre outros. 

-Fotos: Francisco Andrade/Setur-PE

Pernambuco Imortal

A escolha dos nomes a figurarem no espaço Pernambuco Imortal é realizada por um comitê formado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado. Em paralelo ao título concedido na Arena, Bárbara foi a atleta homenageada neste ano na 60ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco.

“É uma imensa satisfação em homenagear mais um nome que fez história no esporte Pernambucano. Bárbara vem com esse modelo de inspiração para nós e para meninos e meninas do nosso estado que sonham em seguir os mesmos passos. E essa homenagem imortaliza o seu legado”, pontua Fred Amâncio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

TAGS

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.