Páscoa

Procissão da Bandeira leva centenas de fiéis às ruas em Jaboatão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/04/2019 às 17:42

-Foto: Chico Bezerra/PJG

Centenas de fiéis acompanharam, na tarde deste Domingo de Páscoa (21), a tradicional Procissão da Bandeira, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O ato marca o início dos cortejos em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres. A caminhada partiu da matriz de Nossa Senhora do Rosário e retornou ao Santuário, localizado no Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

Ao longo dos próximos 9 dias, serão realizadas celebrações eucarísticas, missas campais e apresentações musicais do frei Rosivaldo e dos padres Damião Silva e João Carlos no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. O ciclo de atividades integra a grade da programação da 362ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário religioso de Pernambuco.

De hoje até a segunda-feira (29), a expectativa é de que mais de 300 mil pessoas participem das programações religiosas e artísticas do evento, popularmente conhecido como Festa da Pitomba. Este ano, a partir da próxima quinta-feira (25), mais de 30 artistas se revezarão nos polos religiosos, artísticos e culturais. Entre as atrações, estão os cantores Elba Ramalho, Pablo, Michele Melo, Silvério Pessoa, Petrúcio Amorim e Nádia Maia. Integram a grade, ainda, bandas como Torpedo, Sedutora, Kitara e Patusco, além dos MC’s Troinha, Japão, Tocha, Roginho e Vitinho Polêmico. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (jaboatao.pe.gov.br).

SEGURANÇA

Diversas secretarias municipais estarão atuando, conjuntamente, para garantir a tranquilidade da festa, com foco nas áreas de mobilidade, acessibilidade, segurança e saúde. Mais de 1.800 profissionais, entre seguranças particulares, guardas municipais, agentes de trânsito, bombeiros, policiais civis e militares, amparados por bases móveis de videomonitoramento, viaturas e uma delegacia itinerante, estarão de prontidão durante os nove dias do evento. Sessenta servidores da Secretaria Municipal da Saúde irão garantir o suporte ao público, que contará, ainda, com o apoio de um posto médico e três ambulâncias.