Acordo

Farmácia do Estado garante maior estoque de medicamentos em maio

Em audiência com o MPPE, fornecedores da Farmácia do Estado firmaram acordo que garante estoque razoável de remédios até o dia 20

TV Jornal / Reprodução
FOTO: TV Jornal / Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou uma audiência pública para discutir a falta de medicamentos na Farmácia do Estado de Pernambuco, na tarde dessa segunda-feira (29). A reunião foi realizada na Sede da Promotoria de Saúde da Capital, no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife. Segundo a promotora da saúde do MPPE, Ivana Botelho, ficou firmado um acordo entre o Estado e os representantes da farmácia, estabelecendo que o governo parcelará as dívidas existentes com os fornecedores e passará a pagá-los em dia. Em contrapartida, os fornecedores garantiram que, até o dia 20 de maio, os medicamentos estarão com estoques razoáveis na Farmácia do Estado.

Confira

Falta de medicamentos

Em Pernambuco, a falta de medicamentos na Farmácia do Estado é uma problemática frequente. Muitos pacientes precisam dos remédios para sobreviver e dependem do fornecimento gratuito, devido aos altos custos das medicações. A pequena Dayanne, de 7 anos, tem microcefalia acompanhada de autismo, paralisia cerebral e epilepsia. Ela sofre com convulsões, que são controladas com 4 medicamentos e, atualmente, todos os remédios estão em falta na Farmácia do Estado. A mãe da criança, Andreza Wanderley, disse que só consegue comprar os remédios e suprimentos básicos da filha graças à ajuda de entidades que apoiam pessoas com doenças raras.

Posicionamento

Segundo o MPPE, empresas que já receberam pagamentos e não entregaram os remédios também serão chamadas para dar explicações. Além disso, o governo se comprometeu a deixar pelo menos 80% do estoque da farmácia abastecido em até 3 meses. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que trabalha para manter os estoques, mesmo diante de uma demanda crescente de pacientes. Informou ainda que tem conversado permanentemente com o Ministério Público e conta com o apoio do órgão na fiscalização das empresas que não entregam em dia os medicamentos.