Copa do Nordeste

Copa do Nordeste: Náutico perde disputa contra o Botafogo-PB

Botafogo-PB venceu o Timbu por 2 a 1 e está na final da Copa do Nordeste pela primeira vez na história

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 09/05/2019 às 21:09
Léo Lemos/Clube Náutico Capibaribe
FOTO: Léo Lemos/Clube Náutico Capibaribe

O Náutico tentou chegar a final da Copa do Nordeste, mas quando o resultado se encaminhava para a decisão dos pênaltis, o atacante Juninho aos 45 minutos do segundo tempo, tocou de cabeça e marcou o gol da classificação do Botafogo-PB, na vitória por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (9), no estádio Almeidão. A equipe paraibana aguarda o adversário do confronto entre Fortaleza e Santa Cruz para saber quem vai enfrentar na decisão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reservou os dias 22 e 29 de maio para as duas partidas das finais. No entanto, essas datas podem sofrer alterações.

Ouça os gols da partida na voz de Maciel Júnior

Confira os lances:

O jogo

A partida começou agitada. Com menos de um minuto, o Botafogo-PB teria uma bola na trave, se o árbitro não marcasse falta de ataque. O Belo tomava a iniciativa e arriscava de fora da área. A postura quase deu resultado. Camutanga salvou um gol em cima da linha e Marcos Aurélio, em cobrança de falta, acertou o travessão. A equipe alvirrubra respondeu com Wallace Pernambucano furou e perdeu um gol feito na pequena área.

O jogo era digno de um momento decisivo de Copa do Nordeste. As duas equipes buscando abrir o placar. No entanto, a pontaria não estava calibrada. A partida demonstrava um equilíbrio entre as equipes, mas o ritmo intenso caiu ao longo do primeiro tempo. Os times ajustaram a marcação e ficou mais difícil encontrar espaços para finalizar. No final da primeira etapa, Nando, semelhante à Wallace Pernambucano, furou e perdeu a chance para os paraibanos.

Segundo tempo

Após o intervalo, quem chegou antes foi a chuva. O jogo permaneceu mais lento, assim como acabou no primeiro tempo. Porém, a equipe paraibana buscava acelerar. E em uma das chegadas, Nando aproveitou o erro da defesa doTimbu e abriu o placar. Mas o empate não demorou. Tarcísio Martins, no primeiro lance dele, bateu cruzado e deixou tudo igual.

A partir dos gols, o jogo ficou aberto. O desempate poderia ter saído após Diego fazer pênalti em cima de Enercino. Fábio Alves bateu no meio e Bruno salvou o Náutico. Conforme o tempo passava, o nervosimo tomava conta dos jogadores e da torcida. Ninguém queria vacilar e colocar a vaga a perder. Só que aos 45 minutos do segundo tempo, Juninho de cabeça marcou o gol da classificação inédita do Botafogo-PB.

Ficha do jogo

Botafogo-PB: Saulo; Fábio Alves, Lula, Donato e Israel; Rogério, Marcos Vinícius (Dico) e Marcos Aurélio (Enercino); Juninho, Clayton e Nando (Paulo Renê).

Náutico: Bruno; Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga e Assis (André Krobel); Jimenez, Luiz Henrique e Wagninho; Lucas Paraíba (Tarcísio Martins), Odilávio (Rafael Oliveira) e Wallace Pernambucano.

Gols: Nando aos 10' e Juninho aos 45' do 2' T (B); Tarcísio Martins aos 15' do 2'T (N). Cartões amarelos: Fábio Alves, Rogério, Marcos Aurélio, Nando e Enercino (B); Bruno, Jimenez e Luiz Henrique (N)