Programa

Nova série da TV Jornal fala sobre a informalidade do trabalhador

De forma leve e divertida, a série ''Bicos'' traz à luz a discussão sobre um problema estrutural não somente pertencente ao Brasil, mas a todo o mundo, a falta de empregos e a tendência à flexibilização das relações tradicionais entre patrão e empregado

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 09/05/2019 às 16:01
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A cada ano, o número de trabalhadores sem carteira assinada cresce no Brasil. Em 2018, mais de 11 milhões de brasileiros não tinham registro formal de trabalho, segundo dados do IBGE. Esse universo da informalidade é pano de fundo da série “Bicos”, co-produção das produtoras baianas Tem Dendê e Origem Produtora de Conteúdo, que estreia na TV Jornal, neste sábado (11). ''Bicos'' conta com cinco episódios e será exibida sempre às 7h na afiliada do SBT em Pernambuco.

De forma leve e divertida, a série traz à luz a discussão sobre um problema estrutural não somente pertencente ao Brasil, mas a todo o mundo, a falta de empregos e a tendência à flexibilização das relações tradicionais entre patrão e empregado e inova não apenas ao levar à TV aberta um assunto nunca antes posto como tema central de uma obra televisiva, mas também na construção narrativa. “Construímos uma linguagem criativa, que usa a cor como elemento de ligação e ao mesmo tempo de particularização dos personagens e que também se utiliza da animação e da música de forma a fixar o conceito dinâmico que se reflete nas histórias narradas visualmente”, explica o diretor.

Personagens

“Bicos” apresenta personagens que realizam diversas atividades econômicas e trabalhos informais para conseguirem no final do mês obter uma renda satisfatória para o sustento próprio e de das suas famílias. “É um verdadeiro ensaio sobre o trabalho informal no Brasil. Buscamos pessoais reais e interessantes que ganham a vida ou complementam suas rendas realizando os mais diversos e curiosos tipos de trabalho informal, os chamados ‘bicos’", explica Vânia Lima, idealizadora do projeto.

Diretor da atração, Ducca Rios define “Bicos” como “uma série sobre guerreiros da contemporaneidade”. ”São trabalhadores que em sua maioria não possuem ‘carteira assinada’ mas que se sustentam e sustentam suas famílias a partir dos bicos. Gente que vive na corda bamba, mas que nunca perde a alegria e a disposição de viver”, pontua.

Produzida com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, “Bicos” tem roteiro de Ducca Rios e Ana Claudia Caldas.

Estreia acontece neste sábado (11)
Estreia acontece neste sábado (11)
Divulgação