Museu

Mamulengos fazem a alegria da criançada no Recife

Além da apresentação dos fantoches, o evento contou com oficinas de instrumento musicais

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 19/05/2019 às 18:24
Divulgação
FOTO: Divulgação

Os mamulengos, tradicionais bonecos de fantoches, fizeram a alegria da criançada no Museu do Homem do Nordeste (Munhe), na manhã deste domingo (19). A recreação fez parte da 17ª Semana Nacional do Museu. Além da apresentação dos fantoches, o evento contou oficinas de instrumento musicais e o lançamento do catálogo 'Mamulengo Pernambucano'. O evento foi realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Durante as oficinas, a meninada aprendeu a confeccionar alguns instrumentos musicais e entender o valor cultural por trás deles. Weslley Davi, de 11 anos, gostou de aprender sobre maracá, de origem indígena, e kabulet, da africa. “Gostei muito, por que foi a gente fez todos os instrumentos, mas se não conseguisse fazer, tinha um monte de gente pra ajudar. Deu vontade de aprender a tocar mesmo.”, afirmou o menino.

As crianças também aprenderam a crias os fantoches, com meias e emborrachados. Para Ylka Oliveira, que levou sua filha para a oficina, as atividades são fundamentais na formação da criança. “É muito importante o Museu proporcionar esse tipo de iniciativa para apresentar a arte e a cultura local para uma nova geração. Assim, estão sempre e contato com a nossa história", enfatizou Ylka.

Catálogo

Enquanto a criançada se divertia nas oficinas, o produtor cultural Alexandre Albuquerque lançava o Catálogo do Mamulengo Pernambucano. Estandes de venda de bonecos se espalharam pelo Hall do museu, com a presença de alguns bonequeiros.

Segundo o produtor, o evento contribui para dar visibilidade a artistas que vêm do interior na metrópole. “Para eles, são
novos locais que dão novas oportunidades", argumentou o artista.