Transporte

Confira as linhas de ônibus do Recife que vão ter ar-condicionado

Texto que fala do ar-condicionado foi aprovado pelo prefeito do Recife

JC Online
JC Online
Publicado em 29/05/2019 às 19:29
Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Diego Nigro/JC Imagem

As linhas de ônibus que passam exclusivamente pela cidade do Recife vão ser obrigadas a ter ar-condicionado nos transporte, com a sanção do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). No entanto, os usuários vão ter que ter calma, pois a mudança não irá ser de imediato.

Conforme o texto aprovado, o Consórcio Grande Recife tem um período de quatro anos, a contar a partir de outubro de 2019, para que 100% das 75 linhas que abrangem o PL estejam equipados com a climatização. A colocação do ar-condicionado será feita de forma escalonada.

Para climatizar os 552 ônibus, o Consórcio Grande Recife terá que investir R$ 8,4 milhões. Para cobrir o custo, de acordo com um parecer técnico da empresa enviado à Comissão de Finanças da Câmara Municipal, haveria a necessidade de reajustar em R$ 0,33 o valor das passagens.

Na segunda-feira (27), o Jornal do Commercio, contudo, procurou o Grande Recife para confirmar o valor, mas, por meio da assessoria de imprensa, informou que “não vai haver reajuste” nas tarifas, mesmo com a aprovação do prefeito. Nesta terça (28), o Consórcio foi novamente procurado para explicar como se dará essa modificação, mas o Grande Recife se limitou a responder que "vai se pronunciar após a publicação da lei".

Linhas com ar-condicionados:

JC-POL0529_ONIBUS_TV_JORNAL

Trâmite

O projeto de lei que versa sobre o tema e o seu substitutivo de redação foram votados e aprovados por unanimidade em segunda discussão na tarde desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal do Recife. De acordo com o texto aprovado, somente os ônibus que circulam exclusivamente na Capital é que devem ser modificados. De acordo com a assessoria da Prefeitura do Recife, o Projeto de Lei foi sancionado sem modificações.