Foto: divulgação

Polo automotivo Jeep deve gerar 1.900 novas vagas de emprego

Vagas serão criadas em quatro novas empresas que irão fornecer componentes para a fábrica da FCA/Jeep

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 31/05/2019 às 10:30
Foto: divulgação
FOTO: Foto: divulgação

Quatro novas fábricas vão integrar o parque de fornecedores do polo automotivo Fiat Chrysler Automóveis (FCA)/ Jeep em Pernambuco. Juntas, as empresas representam um investimento de R$ 250 milhões e a geração de cerca de 1.900 empregos. As quatro novas unidades devem se instalar no estado até meados de 2020. Estima-se que o faturamento seja em torno de R$ 900 milhões anuais.

As informações foram anunciadas nessa quinta-feira (30) pelo diretor de compras da FCA para a América Latina, Luís Santamaria, após o encerramento do Match Day FCA, e divulgadas pelo Jornal do Commercio. O encontro reuniu em São Paulo parte da diretoria da FCA, empresários do setor automotivo, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Decretos

O governo de Pernambuco publicou esta semana no Diário Oficial do Estado, dois decretos que beneficiam diretamente a cadeia automotiva. O primeiro deles trata da redução da antecipação tributária que era cobrada a sistemistas que não desenvolvem atividade industrial, mas são fornecedores da FCA. Em vez de recolherem a diferença de alíquota de 11% na entrada interestadual, recolherão 1%.

Outra medida foi conceder o chamado diferimento do ICMS na subcontratação do serviço de frete, o que evita a bitributação. “Quando a empresa sai com os veículos produzidos em Pernambuco, ela tem a possibilidade de fazer, no meio do caminho, o trabalho com a terceirizada sem acréscimo de ICMS”, explica o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima.

Jeep

Pernambuco reúne 6% dos fornecedores da FCA no Brasil. O diretor de compras da FCA para a América Latina disse que existem atualmente 16 empresas fornecedores de componentes para a linha de produção da FCA/Jeep, instaladas no Estado. A meta é dobrar esse número nos próximos dois ou três anos.

Dentro de dois meses deve ocorrer outro Match Day, em Pernambuco, quando serão apresentadas a potenciais investidores a configuração do Porto de Suape e a estrutura local da fábrica da FCA/Jeep, em Goiana.