Festa

Confira a programação do São João do Recife

O São João, um dos maiores festejos nordestinos, tomará conta da cidade, com concursos de quadrilhas infantis e adultas, procissões, caminhada e muito forró até o próximo dia 7 de julho

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 10/06/2019 às 19:56
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Entre os próximos dias 12 de junho e 7 de julho, a capital pernambucana vai ser tomada pelo São João. A programação preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar os santos juninos com mais de 700 artistas locais, entre bandas, sanfoneiros e cantores célebres, grupos de coco, de xaxado e de ciranda, além de trios de forró pé-de-serra que, sozinhos, farão mais de 290 apresentações.

O primeiro compromisso dos recifenses com o rala-bucho é o Baile dos Namorados, no próximo dia 12 de junho, véspera do dia do casamenteiro Santo Antônio, com apresentações de Adilson Ramos e José Augusto, no Arcádia Apipucos. E o passeio na roça segue com a Caminhada do Forró, apresentações de quadrilhas adultas e infanto-juvenis, procissões, celebrações da tradição de matriz africana e festa de pescadores, até o dia 7 julho, quando a UR-02 recebe a 3ª Mostra de Quadrilhas Juninas da UR-02.

Nesse meio tempo, serão 37 arraiais espalhados pela cidade. O Sítio Trindade será mais uma vez o coração dos festejos. Mas os matutos da capital contarão com novidades, como o polo junino que será montado no Poço da Panela e o Arraial Frei Caneca, que celebrará o primeiro aniversário da emissora, em programação montada com curadoria e chancela da equipe da rádio, que será oferecida na Praça do Arsenal, no dia 29 de junho.

Entre as atrações, estarão bambas do samba recifense, especialmente reunidos para celebrar Jackson do Pandeiro, por ocasião de seu centenário. Mais conhecido por suas vertentes de coco e forró, a obra de samba de Jackson ainda é pouco visitada, mas foi dele a responsabilidade de introduzir a sanfona no samba.

No espetáculo do dia 29, um time de bambas do ritmo irá se reunir para reproduzir 13 canções do mestre como ‘A ordem é samba’, ‘Chiclete com banana’ e ‘Samba do Ziriguidum’, entre outras. No palco, músicos como o maestro Deneil Laranjeiras irão se unir às vozes de Lucinha Guerra, Nanau Nascimento e ao puxador de samba-enredo da Gigante do Samba, Jamelão que, ao lado de nomes como Rafa Almeida (Cordel do Fogo Encantado), Elias Paulino (Grupo Terra) e outros irão revisitar a obra daquele inesquecível mestre, também conhecido como o Rei do Ritmo.

No Sítio Trindade, a festa começa com o balancê das quadrilhas, que desfilam sua colorida tradição a partir do dia 15 de junho. Até o fim da festa, serão três os focos de animação: o palco principal, o Pavilhão das Quadrilhas e a Sala de Reboco, que este ano estará em novo local, mais pertinho dos quadrilheiros.

No parque que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações do São João 2019, como o homenageado da festa, Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru.

O arrasta-pezinho que estreou no ano passado, com enorme sucesso, dedicando programação vespertina ao público infantil, será repetido e dobrado este ano, com atrações nos dia 23 e 24 de junho, a partir das 15h, no mesmo Sítio Trindade. As tradições de matriz africana também confirmarão seu espaço nos festejos juninos do Sítio, que recebe, no dia 20, a 13ª Exposição Culinária Afro-Brasileira. A partir das 18h, serão servidas iguarias preparadas nos terreiros de candomblé, para reverenciar os orixás, numa saborosa celebração ao sincretismo religioso e cultural brasileiro.

Junho adentro, vai ter festa para todo lado. Serão, ao todo, 13 arraiais de bairro, montados pela Prefeitura do Recife no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, nas duas unidades do Compaz (Alto Santa Terezinha e Imbiribeira) Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela. Outros 17 arraiais tradicionais farão a festa, com apoio da Prefeitura do Recife, no Córrego do Euclides, Iputinga (dois arraiais), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura). Cada um desses arraiais terá dois ou três dias de programação, a maioria celebrando São João, entre 23, 24 e 25 de junho.

A festa de São Pedro também será animada. O pátio que leva o nome do padroeiro dos pescadores, no centro da cidade, ganhará programação nos dias 23, 24, 27, 28, 29 e 30. A festa encerra no Pátio com o Forró de PE, espetáculo preparado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para celebrar os vários sotaques que o forró ganha nas diversas regiões do Estado, com atrações do Sertão do Agreste, da Mata Mara Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

São João 2019

- De 12 de junho a 7 de julho

- 37 Arraiais: 3 arraiais centralizados (no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro); Arraial Frei Caneca; 13 arraiais de bairro, no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, nas duas unidades do Compaz (Alto Santa Terezinha e Imbiribeira) Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela; 17 arraiais tradicionais, com apoio da Prefeitura do Recife, no Córrego do Euclides, Iputinga (dois arraiais), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura); 3 arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua

- Principais atrações: Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru, entre outros. Preservando as tradições populares, haverá ainda mais de 290 apresentações de trios de forró pé-de-serra em toda a cidade

- SÍTIO TRINDADE

Concursos de quadrilhas juninas: 15 a 30 de junho

Trios pé-de-serra, Sala de Reboco e apresentações no palco principal: 21 a 30 de junho

Arraial infantil: 23 de junho (17h)

13ª Exposição Culinária Afro-brasileira: 20 de junho

Procissão dos Santos Juninos: 22 de junho


- PRAÇA DO ARSENAL

15ª Caminhada do Forró: 13 de junho

Arraial Frei Caneca (aniversário de 1 ano da rádio): 29 de junho


- PÁTIO DE SÃO PEDRO

Festejos juninos: 23, 24, 28, 29 e 30 de junho

Festa do Fogo: 27 de junho

Desfile das Bandeiras Juninas: 28 de junho

Forró de PE: 30 de junho

- BRASÍLIA TEIMOSA

Festa de São Pedro em Brasília Teimosa: 29 de junho


PROGRAMAÇÃO:

SÍTIO TRINDADE

PALCO PRINCIPAL

Dia 21 (a partir das 19h)

Amigos Sertanejos

Projeto Show Zé Dantas

Israel Filho

Nando Cordel

Dia 22 (a partir das 19h)

Maciel Salú

André Macambira

Silvério Pessoa: Cabeça Feita

Beto Hortis

Dia 23 (a partir das 19h)

Rogério Rangel

Irah Caldeira

Banda Cascabulho

Petrúcio Amorim

Dia 24 (a partir das 19h)

Antúlio Madureira

Cristina Amaral

Maciel Melo

Quinteto Violado: 100 anos de Jackson do Pandeiro

Dia 28 (a partir das 19h)

Ivan Ferraz

Josildo Sá

Fabiana Azevedo de Meneses

Santanna

Dia 29 (a partir das 19h)

Terezinha do Acordeon

Salatiel Camarão

Maestro Forró & Fole Assoprado

Banda Fulô de Mandacaru

Dia 30 (a partir das 19h)

Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Lia de Itamaracá

Genival Lacerda

Novinho da Paraíba


INFANTIL SÍTIO TRINDADE

Dia 23 (a partir das 15h40)

Tio Bruninho


Dia 24 (a partir das 15h)

Cia de Dança

Ilana Ventura

Bailinho Maravilha

SALA DE REBOCO

Dia 21 (a partir das 19h)

Forró Sensação

Jorge Silva

Mazinho de Arcoverde


Dia 22 (a partir das 19h)

Bia Marinho

Nildinho da Paraíba

Marcos de Lima e Banda

Dia 23 (a partir das 19h)

Muniz do Arrasta-pé

Manoelzinho do Acordeon

Joquinha Gonzaga


Dia 24 (a partir das 19h)

Edmilson do Pífano

Agostinho do Acordeon

Tonino Arcoverde


Dia 28 (a partir das 19h)

Cesar Michiles &Transversal no Forró

Zé de Teté

Luiz Paixão

Banda Expresso do Recife


Dia 29 (a partir das 19h)

Zelyto Madeira

Banda Coruja e seus Tangaras

Ari de Arimatéa


Dia 30 (a partir das 19h)

Banda Segnos

Márcia Pequeno

Luizinho Calixto

PAVILHÃO DAS QUADRILHAS

Dia 23 (a partir das 19h30)

Ska na Roça (Ska Maria Pastora toca Luiz Gonzaga)

Vinil Gonzagueira

Fim de Feira

Dia 24 (a partir das 19h30)

Bruno Simpson

Gustavo Travassos

André Lins


PÁTIO DE SÃO PEDRO

Dia 23 (a partir das 19h)

Nando Cordel

Derico Alves

Luizinho de Serra

Geraldinho Lins


Dia 24 (a partir das 19h)

Sagrama São João

Walmir Chagas (Véi Mangaba)

Liv Moraes

Fim de Feira

Dia 28 (a partir das 19h)

Isaar

Quinteto Violado: 100 anos de Jackson do Pandeiro

Rogério Rangel

Irah Caldeira

Dia 29 (a partir das 19h)

Roberto Cruz

Santanna

Maciel Melo

Em Canto e Poesia

ARRAIAIS DE BAIRRO

Barro

Dia 23 (a partir das 19h)

Letto do Cavaco

Carlinhos Monte Verde

Quadrilha

Rosana Simpson

Aracílio Araújo

Festa Vip


Dia 24 (a partir das 19h)

Lyzia Rocha

Tuca Barros

Quadrilha

Rodrigo Raposo

Ed Carlos

Seu Rosa


Bongi

Dia 23 (a partir das 19h)

Luciano Ferraz

Quadrilha

Zé Bicudo e Joana Angélica

Nilton do Baião


Dia 24 (a partir das 19h)

Lucinha Guerra

Quadrilha

Rayssa Bacelar


Campo Grande

Dia 22 (a partir das 19h)

Gennaro

Aluizio do Acordeon

Quadrilha

Claúdio Almeida

Valdinho Paes


Dia 23 (a partir das 19h)

Kelly Benevides

Quadrilha

Santa Dose

Raminho do Acordeon

Michelle Melo


Cordeiro

Dia 22 (a partir das 19h)

Orquestra Arrecife Frevo

Familia Salustiano e a Rabeca Encantada

Quadrilha


Dia 23 (a partir das 19h)

Boneca de Pano

Patrícia Cruz

Quadrilha

Banda Som da Terra

Dino G. Braia

Elys Viana


Ibura

Dia 23 (a partir das 19h)

Banda Veneno

Marcio Cesar Amaral Silva

Quadrilha

Banda Lapada

Salatiel D’Camarão

Diego Cabral


Dia 24 (a partir das 19h)

Walkiria Mendes

Muniz do Arrastapé

Quadrilha

Andrezza Formiga


Lagoa do Araçá

Dia 22 (a partir das 19h)

Quadrilha

Geraldo Maia

Dudu do Acordeon


Dia 23 (a partir das 19h)

Tribo Cordel

Quadrilha

Nádia Maia

Nando Cordel


Poço da Panela

Dia 22 (a partir das 19h)

Trio Xodó Maior

A Trombonada e Jota Micheles

Quadrilha

Nena Queiroga

Edilza Aires e Barbára Aires

Banda Alphastral


Dia 23 (a partir das 19h)

Geraldinho Lins

Benil

Quadrilha

André Macambira

Balaio de Cheiro

Beleza Pura


Totó

Dia 22 (a partir das 19h)

Daniel Bento

Quadrilha

Gerlane Lops

Sevy Nascimento

Dia 23 (a partir das 19h)

Ciko Macedo

Quadrilha

Cylene Araujo


Vila Tamandaré

Dia 22 (a partir das 19h)

Pecinho Amorim

Belo Xis

Quadrilha

Galeguinho de Gravatá

Dudu do Acordeon

Almir Rouche


Dia 23 (a partir das 19h)

Pegado do GB

Luciano Padilha

Quadrilha

Chico Balla


Brasília Teimosa

Dia 29 (a partir das 19h)

Quadrilha

Nando Cordel

BAILE DOS NAMORADOS

Tradicional evento que celebra o amor e a solidariedade, o Baile dos Namorados será no próximo dia 12 de junho, Dia do alcoviteiro Santo Antônio, padroeiro dos encontros. José Augusto, Adilson Ramos e os Garçons Cantores são as atrações que farão os rostinhos colarem no salão. Ingressos à venda no https://ticketfolia.com e nos quiosques da TicketFolia nos Shoppings Recife, Guararapes, Boa Vista, Tacaruna, Plaza e RioMar.

CONCURSOS DE QUADRILHAS JUNINAS

Para o 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, estão inscritos 35 grupos, cada um com 20 pares. As apresentações da fase eliminatória acontecerão de 17 a 22 de junho, no Sítio Trindade, a partir das 20h. As 12 quadrilhas selecionadas para a final voltam a se apresentar no Sítio Trindade, nos dias 28 e 29 de junho, a partir das 20h. As finalistas receberão, cada uma, R$ 3 mil, pela apresentação. As cinco vencedoras recebem, respectivamente: R$ 13 mil; R$ 9 mil; R$ 7 mil; R$ 6 mil; e R$ 5 mil.

Desta 17º edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-juvenis, participarão sete quadrilhas, cada uma com, no mínimo, 16 pares. As apresentações da fase eliminatória acontecerão nos dias 15 e 16 de junho, no Sítio da Trindade, a partir das 19h30. A final acontecerá no mesmo Sítio Trindade, no dia 30 de junho, a partir das 17h. Cinco quadrilhas serão selecionadas para a final, com prêmio de classificação de R$ 3 mil. Os três primeiros lugares receberão ainda premiações no valor de R$ 5 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente.