Tristeza

Comoção: adolescente que morreu soterrada em Jaboatão é enterrada

Maria Gabriela chegou a ser socorrida, mas chegou à UPA sem vida. "Não é a primeira pessoa que vai a óbito quando chega o inverno", diz líder comunitário

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 15/06/2019 às 11:05
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A adolescente de 17 anos que morreu depois que a casa onde estava com a família desabou, no bairro Jardim Monte Verde, foi enterrada neste sábado (15). Maria Gabriela da Silva foi a segunda morte registrada no Estado, após as fortes chuvas da quinta-feira (13). Seu enterro aconteceu no cemitério Parque da Paz, na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Gabriela foi atingida por um deslizamento. Outras quatro pessoas da família dela ficaram feridas. A jovem chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada, mas não resistiu aos ferimentos.

Comunidade

"O bairro está comovido, está triste, está arrasado com a morte dessa garota (Gabriela). Foi uma criança que foi criada lá na comunidade", disse o líder comunitário do bairro Jardim Monte Verde, João Carlos Ferreira de Oliveira. Ele ainda reclamou que precisou chegar nesse nível para que o Poder Público observasse os problemas na comunidade. "Eu queria pedir a eles (Poder Público) que não esquecesse daqui não. Não é a primeira pessoa que vai a óbito quando chega o inverno, no Jardim Monte Verde", completa João.

O desabamento

A família estava dentro de casa quando aconteceu o desabamento. A adolescente estava na cozinha e ficou soterrada, enquanto a mãe conseguiu sair com dois filhos. Uma das crianças ficou presa, mas um dos vizinhos conseguiu retirá-la.

A Defesa Civil de Jaboatão (DCJ) foi acionada às 15h30 e, ao chegar no local, interditou o local. Outras residências da mesma rua foram interditadas pela DCJ e correm o risco de desabar também.

Chuvas no Grande Recife

A chuva que atingiu Pernambuco, nessa quinta-feira (13), gerou diversos transtornos. Alagamentos, desabamentos, mortes e pessoas desaparecidas. No bairro do Pina, Zona Sul do Recife, uma mulher morreu, depois de entrar com o carro em um túnel. Em Camaragibe, também na Região Metropolitana, mãe e três filhos morreram, em um deslizamento de barreira.