Política

"O Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer", afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se referia à Amazônia, região que desperta interesse de outros países

Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse, na noite deste sábado (6), que existe um interesse externo em se criar "novos países" dentro do Brasil e que outras nações ambicionam a preservação da Amazônia com o intuito de explorá-la no futuro. Ele não disse a quem ou a qual países se referia.

"O Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer", disparou Bolsonaro. As afirmações foram feitas ao deixar o Palácio da Alvorada, num comboio rumo ao Clube da Marinha, onde participaria de uma festa junina.

Papa

O presidente fez as afirmações a partir de questionamentos relacionados a uma declaração do papa Francisco neste sábado (06). Segundo o papa, prevalece na Amazônia "uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça", o que "coloca em evidência o comportamento predatório com o qual o homem se relaciona com a natureza".

Para o presidente do Brasil, os europeus se preocupam com a preservação da rica floresta para explorá-la futuramente. "A Amazônia é do Brasil, me responda aí, na cabeça dos europeus? Não. Não. Você sabe o que é Triplo A? Andes, Amazônia, Atlântico. São 136 milhões de hectares. o Primeiro Mundo quer para eles a administração dessa área. Você quer perder a Amazônia?", reagiu Bolsonaro aos questionamentos.