
Segundo a CBTU, trecho do metrô vai operar em esquema especial a partir desta segunda-feira (15)
A CBTU informou que está trabalhando para normalizar a situação - Foto: Divulgação/ CBTU
Do JC Online
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife informou que as operações da Linha Centro do metrô, que estão interrompidas desde a manhã deste domingo (14), só serão normalizadas na quinta-feira (18). Neste domingo, não haverá operação. A partir desta segunda (15), a linha deverá operar em uma única via no trecho entre as Estações Ipiranga e Mangueira. Os usuários devem esperar um aumento no intervalo de tempo entre os trens.
Em nota enviada neste domingo, a CBTU comunicou que o prazo foi estendido porque “vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação”.
De acordo com a nota, a interrupção foi ocasionada pelo rompimento de um cabo no interior do conector, que levou ao rebaixamento da rede aérea, atingida por um trem durante viagem inspeção para a liberação da via. O incidente danificou 1km dos cabos do sistema que alimenta os trens, entre as Estações Ipiranga e Mangueira.
A causa foi apurada durante perícia técnica na tarde deste domingo.
Ainda segundo a CBTU, as equipes de manutenção, acompanhadas do superintendente Leonardo Villar Beltrão, estão no local desde o início da manhã, "analisando as causas e atuando no restabelecimento do sistema atingido".
Os primeiros resultados de uma perícia técnica que está sendo realizada, neste momento, pela Equipe de Manutenção da CBTU Recife para identificar e solucionar os danos que causaram a interrupção da operação na Linha Centro do Metrô apontam que o problema surgiu a partir do rompimento de um cabo no interior do conector que ocasionou o rebaixamento da rede aérea.
Isso aconteceu durante a viagem de inspeção para a liberação da via para a operação deste domingo, 14, quando o trem acabou atingindo a rede área, o que provocou danos em 1 km dos cabos do sistema que alimenta os trens, gerando a interrupção da circulação.
Equipes de manutenção da CBTU Recife e o superintendente Leonardo Villar Beltrão estão no local desde o início da manhã analisando as causas e atuando no restabelecimento do sistema atingido, entre as Estações Ipiranga e Mangueira e já informaram que a Linha Centro não estará em operação até o fim do dia de hoje, 14.
A expectativa é que a partir de amanhã, 15, a Linha Centro opere apenas em uma única via no trecho afetado, o que acarretará aumento no intervalo entre os trens. A previsão é que a Linha Centro do Metrô do Recife só voltará a operar normalmente na quinta-feira, 18. Este prazo se tornou extenso porque vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação.
CBTU: usuários do Metrô denunciam falta de acessibilidade
Passagem do Metrô do Recife sobe para R$ 2,60 a partir deste domingo
Usuário aciona botão de emergência e paralisa trem do metrô
Comércio no Metrô do Recife divide opiniões
Passagem do Metrô do Recife sobe R$ 0,50 e vem mais aumento por aí
O crime aconteceu em plena luz do dia, na Zona Sul do Recife
Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior
Além do 2º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, serão pagas as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018