Lançamento

Jornalista recifense lança livro sobre remakes de filmes de terror

O livro traz análise sobre refilmagens de filmes de horror e aborda a história do cinema

Gustavo Bettini / Divulgação
FOTO: Gustavo Bettini / Divulgação

O jornalista e professor universitário Filipe Falcão lança, no próximo domingo (4), o livro 'A Aceleração do Medo – O Fluxo Narrativo dos Remakes de Filmes de Horror do Século XXI'. O lançamento acontece no Café Vicalli, na rua Maria Carolina, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, das 17h às 20h.

Fruto da pesquisa que fez no Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o livro, lançado pela editora Estronho, traz uma análise completa sobre refilmagens de filmes de terror e aborda a história do cinema.

Com 370 páginas, Filipe apresenta um estudo detalhado e aprofundado para a compreensão do que leva um filme a ganhar uma nova versão e das características do remake. Para ele, o remake serve como modelo de atualização do filme para um novo público.

“A história da sétima arte é marcada por refilmagens. A chegada do som significou que obras mudas ganhariam novas versões, assim como o surgimento do cinema colorido como justificativa para refilmar títulos originais em preto e branco”, explica Filipe. Se o resultado vai ser bom ou ruim, essa já é uma consequência do tipo de produção, visto que existem remakes melhores e piores que as obras originais.

Em 'A Aceleração do Medo', Filipe aborda uma série de pontos, que vão desde os gêneros fílmicos, com destaque para produções de terror no século XXI, até as características dos remakes, e quais são as diferenças entre outras formas de produção.

Cinema de Horror - Panorama histórico

Ao escolher comparar alguns dos filmes de horror mais amados e mais copiados que já existiram - o apocalipse zumbi Despertar dos Mortos (George Romero, 1978); o slasher Sexta-Feira 13 (Sean S. Cunningham, 1980) e a história de assombração Poltergeist - O Fenômeno (Tobe Hooper, 1982) - com suas recentes refilmagens (dirigidas respectivamente por Zack Snyder, Marcus Nispel e Gil Kenan), Filipe realiza um panorama histórico sobre o desenvolvimento do cinema de horror, ao longo do último século, e também lida com conceitos fundamentais para a compreensão da cultura audiovisual contemporânea.