Protesto

Protesto de ambulantes no Terminais Integrados de Afogados e Joana Bezerra

De acordo com o Corpo de Bombeiros o protesto teve início às 14h50 desta quarta-feira(14) e uma viatura precisou ser acionada.

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 14/08/2019 às 16:04
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O protesto teve início na tarde desta quarta-feira (14), no Terminal Integrado de Afogados, e após ação policial os ambulantes se dispersaram até o Terminal Integrado da Joana Bezerra e outros locais nas proximidades.

Motivo do protesto

O motivo do protesto teria sido por conta da Operação TI Afogados, desencadeada pela Polícia Militar em parceria com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grande Recife Consócio de Transporte, Vigilância Sanitária, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e Guarda Municipal da Prefeitura do Recife e CBTU.

A Operação

A mobilização contou com cerca de cem profissionais e teria como objetivo o ordenamento e apreensão de materiais destinados ao comércio informal dos ambulantes não autorizado e o combate aos assaltos, homicídios e tráfico de drogas, nas áreas interna e externa do terminal. Cabe a Polícia Militar de Pernambuco a missão de garantir a segurança dos agentes envolvidos na operação e dos usuários do terminal, bem como ao Corpo de Bombeiros Militar as atribuições que lhe consiste, como prevenir incêndios e vistoriar instalações.

A operação visava regularizar o comércio ilegal de ambulantes
A operação visava regularizar o comércio ilegal de ambulantes
Reprodução/TV Jornal

A Vigilância Sanitária recolheu e inutilizou alimentos e produtos de aproximadamente trinta ambulantes, eles eram postos ilegalmente à venda com prazos de validade vencidos ou nocivos à saúde do consumidor e o Grande Recife Consórcio dobrou esforços no sentido de reforçar a oferta de coletivos para evitar grandes concentrações no momento da fiscalização, ao mesmo tempo em que a Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade participam da vistoria na área. A Polícia Civil esteve presente durante toda a intervenção para dar os encaminhamentos legais no caso de flagrantes de crime.

Os envolvidos na operação lembram que ela se dá em defesa do cumprimento da legislação, que é clara ao proibir o comércio ambulante nos terminais integrados de passageiros. Essa decisão se estende também aos trens da Companhia Brasileira de Transporte Urbano e o comércio da área externa do terminal. O major Edson Oliveira, da Assessoria de Comunicação Social da PMPE, está no local para prestar os devidos esclarecimentos para a imprensa.

Todas as mercadorias foram levadas para a sede da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), onde os ambulantes poderão tirar os produtos. major não soube explicar como