obras

Trecho da BR-101 será interditado para reforma da pista; confira as mudanças

De acordo com o DER-PE, a obra conta com investimento aproximado de R$ 192 milhões

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 21/08/2019 às 18:27
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai interditar a pista norte da BR-101, a partir das cincos horas da tarde desta quinta-feira (22), para executar as obras de restauração e requalificação de um trecho de 500 metros, que fica em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e a previsão é que os trabalhos devem ser concluídos até o início de outubro.

De acordo com o DER, a obra conta com investimento aproximado de R$ 192 milhões, entre os governos federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o estadual, pelo DER-PE. A conclusão dessa iniciativa contemplará diretamente 2,7 milhões de habitantes dos municípios interligados pelo Contorno do Recife e facilitará o transporte de parte da produção do comércio e da indústria pernambucana e de outros estados.

Rotas alternativas

Durante este período, os motoristas devem redobrar a atenção por conta das mudanças no trânsito, que conta com sinalização informativa através de placas indicativas de trecho em obras e de redução de velocidade. Quem vem da Região Sul pela BR-101 com destino à zona Sul do Recife e Centro deve seguir pela faixa única da direita da rodovia e continuar após o desvio até a Estrada da Batalha (PE-008).

Para quem vai viajar pela BR-101 em direção à região Norte da RMR, a recomendação é seguir por uma das faixas da via (central e esquerda) até entrar à esquerda no desvio, cruzar a Estrada da Batalha, onde está instalado um semáforo provisório, e entrar à direita na pista oposta, pintada com uma faixa contínua refletiva amarela para separar o tráfego em mão dupla, e seguir até retornar à pista em sentido único. Quem viaja da Região Norte com destino às demais áreas do Sul de Pernambuco e de outros estados, a partir do km 81,6, seguirá apenas pela faixa direita da pista até cruzar o desvio e continuar no sentido único nas duas faixas da rodovia.

O Departamento de Estradas e Rodagens está trabalhando para minimizar os impactos do trânsito nos trechos em obras. Atualmente, mais de 95% dos serviços previstos da pista principal foram finalizados no segmento contemplado da BR-101, as intervenções na pista principal estão previstas para serem concluídas no final deste ano. Nas partes já finalizadas, os usuários circulam diariamente com mais conforto e segurança, melhor mobilidade e redução no tempo da viagem.