de volta à ativa

Funcionários dos Correios em Pernambuco decidem suspender greve

A paralisação havia começado no dia 10 de setembro

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/09/2019 às 20:10
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Em assembleia, os funcionários dos Correios em Pernambuco decidiram suspender a greve iniciada no dia dez de setembro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios do Estado, a categoria volta a trabalhar a partir das 22h desta terça-feira (17). Os correios informaram que o fim do movimento foi para que a empresa aceitasse a proposta do Tribunal Superior do trabalho (TST) de manter as cláusulas do acordo coletivo até o dia 02 de outubro, quando será julgado o dissídio da categoria.

Motivo da greve

Segunda à categoria, os profissionais entraram em greve contra a privatização dos correios e para impedir a diminuição de salários e benefícios. Em Pernambuco, 30% dos serviços estavam funcionando. Ao todo, funcionários de 200 agências dos Correios no Estado participaram da paralisação.

Nota dos Correios na íntegra

Os Correios aguardam o encerramento da paralisação parcial em todo Brasil para consolidarem as informações relacionadas aos impactos nas operações da empresa. As federações têm até às 22h de hoje, terça-feira (17), para deliberarem sobre o fim do movimento paredista. Essa foi a condição para que a empresa aceitasse a proposta do Tribunal Superior do Trabalho de manter as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 até o dia 2 de outubro, data do julgamento do dissídio coletivo pelo colegiado do TST.

Desde o início da paralisação parcial, os Correios colocaram em prática um plano de continuidade de negócios, estabelecendo ações de contingência para amenizar eventuais impactos à população. Entre as medidas estão o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e a realização de mutirões nos fins de semana. As ações contingenciais continuarão a ser adotadas até que as entregas sejam normalizadas. Reiteramos que a rede de atendimento está funcionando normalmente em todo o país.