Nova York

Paulo Câmara vai representar o Nordeste na 11ª Semana do Clima em Nova York

Ele pretende reforçar a opção dos gestores no investimento de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e de energias renováveis na região.

Editoria de Política
Editoria de Política
Publicado em 21/09/2019 às 16:51
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem

O governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), participará da 11ª Semana do Clima em Nova York, nos Estados Unidos à convite do The Climate Group. O socialista, que representará na ocasião os nove Estados que integram o Consórcio Nordeste. Ele pretende reforçar a opção dos gestores no investimento de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e de energias renováveis na região.

Com uma extensa programação, a partir desta segunda-feira (23) até quarta-feira (25), Paulo terá encontro com líderes mundiais de empresas e de governo sobre o combate às alterações do aquecimento global. Na agenda, também há um encontro com a US Climate Alliance, grupo formado por 24 Estados norte-americanos após a decisão anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de abandonar o Acordo de Paris.

Consórcio Nordeste

O objetivo de representar o Consórcio Nordeste é conquistar o apoio do grupo americano na formação de uma coalizão semelhante no Brasil. A Alliance americana está disposta a trocar experiências e estratégias com os Estados brasileiros em favor do clima. Os governos ligados ao grupo reduziram suas emissões em 14% em comparação com a média nacional de 11%, entre os anos de 2005 e 2016.

“Ao contrário do que, infelizmente, vemos no Brasil, aqui em Pernambuco apostamos na convergência para avançarmos conjuntamente. Que o futuro nos reserve muita cooperação e parceria”, escrever Paulo Câmara, em sua conta no Twitter, após receber o vice-ministro de Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss, no Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com informações do governo do Estado, Pernambuco ampliou as áreas de preservação ambiental em 217 mil hectares, com a criação de novas Unidades de Conservação e ampliação de outra já existente. Iniciativas que buscam beneficiar diretamente os biomas da Caatinga, Mata Atlântica e os ecossistemas Marinho e Costeiro.

A programação da 11ª Semana do Clima contará com mais de 150 eventos de compartilhamento de soluções e colaboração intersetorial na área climática, ocorrendo em paralelo à Assembléia Geral da ONU e também à Cúpula do Clima. Com retorno previsto para a próxima sexta-feira (27), quem assume interinamente o governo é a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).