nordestão

Saiba como será feito o sorteio da Copa do Nordeste de 2020

A TV Jornal tem direitos exclusivos da Copa do Nordeste na televisão aberta

Com informações do JC Online e SBT Nordeste
Com informações do JC Online e SBT Nordeste
Publicado em 26/09/2019 às 18:30
Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol
FOTO: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

A bola rola apenas em janeiro, mas a edição de 2020 da Copa do Nordeste começa, nesta quinta à noite (26), em Aracaju, em Sergipe. Em cerimônia comandada pela âncora da TV Jornal/SBT, Anne Barreto, e o narrador da Fox Sports, Nivaldo Pietro, serão sorteados os grupos do maior torneio do primeiro semestre do calendário brasileiro de futebol profissional.

Os dezesseis clubes serão divididos em dois grupos, com os times enfrentando os da outra chave na primeira fase e apenas em jogos de ida. É importante ressaltar que os times do mesmo Estado são obrigados a ficar em chaves diferentes com o intuito de aumentar o número de clássicos na primeira parte do torneio. A única exceção é o caso de Pernambuco, que tem três vagas. Assim, seguindo o critério dos melhores colocados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sport e Santa Cruz ficam de lados opostos. Já o lugar do Náutico será decidido no sorteio.

Passo a passo

1º – Com os quatro potes já definidos, via ranking da CBF, o sorteador irá tirar o primeiro time. Iremos utilizar o Bahia como exemplo.

2º – Retirado o primeiro clube, em seguida é definido, também via sorteio, em qual grupo ele estará (grupo A ou B). Supondo que o Bahia é o primeiro sorteado e vai para o grupo A, automaticamente o Vitória, que está no mesmo pote, vai para o grupo B, já que ambos os times são do mesmo estado e não podem estar no mesmo grupo.

A única exceção é o estado de Pernambuco, que conta com três representantes na Copa do Nordeste: Santa Cruz, Sport e Náutico. Por estarem mais bem posicionados no ranking da CBF, Santa Cruz e Sport obrigatoriamente terão que se enfrentar, ou seja, estarão em grupos diferentes, restando saber apenas quem o Náutico irá enfrentar.

3º – Assim, o sorteio seguirá, observando a regra de que times do mesmo estado não podem estar no mesmo grupo, para que sejam priorizados os clássicos logo na primeira fase.

Disputa

Em relação aos dias dos confrontos, apenas os jogos de ida e volta da grande final serão realizados no meio da semana. Os demais confrontos estão confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol nos finais de semana. No total, a competição vai ser disputada em doze datas. As quartas de finais e semifinais serão disputadas apenas em partidas únicas. Sobre a tabela detalhada, a Confederação Brasileira de Futebol deve divulgar logo após o sorteio.

Para Vladimir Melo, diretor da TV Jornal/SBT, a edição de 2020 vem ainda mais forte. Principalmente pelo retorno do Sport a Copa do Nordeste. O que reedita o G-7 da Região. Fato que não acontecia desde o ano de 2002. Outro ponto destacado por ele são os acessos do Náutico e Confiança para a Série B, que geram maiores receitas para os clubes investirem nas equipes no começo da temporada.

"O retorno do Sport, após dois anos ausente, fortalece a Copa do Nordeste e gera mais clássicos regionais, bem como locais, que em 2020 serão três. Acredito que não só a audiência vá melhorar como também a competitividade. O Náutico subiu para a Série B, terá um melhor caixa e teoricamente um time mais forte. O Sport vem bem e com grande tendência de subir para Série A. Já o Santa, tem uma forte camisa, então a disputa será bem acirrada”, afirmou.

Fortalecimento

Vladimir Melo também exaltou a força do SBT Nordeste e as respectivas afiliadas. “Vamos intensificar a cobertura e trazer novidades no meio digital. 2018 foi a primeira experiência e em 2019 tivemos grandes índices de audiência, o torcedor se acostumou a assistir a Copa do Nordeste na TV Jornal. Em 2020, chegaremos com mais força”, comentou.
O SBT detém os direitos de transmissão na TV aberta da Copa do Nordeste até o ano de 2022. Enquanto na TV fechado, a Fox Sports transmite até a temporada 2021.

Os valores das cotas ainda não foram definidos. Os melhores classificados no ranking da CBF ganham uma quantia maior. A passagem de cada fase posterior ao confronto entre os grupos também gera um aporte a mais. Esta será a sexta edição do torneio com a força máxima dos maiores clubes do Nordeste. Neste ano, o grande campeão foi o Fortaleza, comandado pelo técnico Rogério Ceni (hoje no Cruzeiro), diante do Botafogo-PB. Santa Cruz e Náutico chegaram até as semifinais.