Denúncia

Ator conta ter levado pedrada durante espetáculo em Piedade

A agressão ocorreu enquanto ele encenava a peça "A Mulher Monstro"

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 27/09/2019 às 15:59
Reprodução/FotoDivulgação
FOTO: Reprodução/FotoDivulgação

O ator José Neto Barbosa foi alvo de agressões, por parte de algumas pessoas da platéia, enquanto encenava no teatro do Sesc, em Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes. Ele é protagonista de um espetáculo com tema político e de combate à desigualdade social e ao preconceito e foi atingido por uma pedrada.

"Usaram de todas as artimanhas para me desestabilizar, se divertiram tentando destruir o espetáculo. Consegui me manter firme. Mas eles não aguentaram, uma pedra foi lançada durante a apresentação. Parei, fiquei estático olhando aquela situação", relatou José Neto.

Ver essa foto no Instagram

Recebi PEDRADA na minha estreia num circo. Acredita? Me jogaram uma pedra enquanto eu apresentava "A Mulher Monstro" em sua sessão de n° 75 em Jaboatão dos Guararapes/PE. Ainda tô digerindo o fato, na verdade. Sempre aconteceram variadas reações, e é normal, estou no domínio delas como ator (ao menos busco e vou estudando pra isso nessa obra) e como encenador sei onde e a forma que estou catucando as monstruosidades. Mas eu não negocio o meu teatro. Quando quero ser direto, ferino e irônico eu sou. Quando quero ser "poético" também, quando quero ser direto, ferino, irônico e ainda "poético" idem. Esse é um espetáculo que incomoda mesmo, e ele não é fácil pra quem assiste e muito menos pra quem o faz. Na plateia um grupo de homens escrotos achando que iriam meramente se divertir ficavam impactados com o decorrer das cenas. Bradavam coisas do tipo... - Isso é teatro ou é política?! Outros da plateia respondiam. - ... é teatro e política! Palavrões rolavam, alguns se levantaram para repreender. Do palco eu via um segurança já se aproximando. Barraco armado. Não me surpreendia, já passei por coisas do tipo entre censuras diretas e veladas, agressões, ameaças, boicotes. Queriam expulsar esses caras e eu disse mais ou menos assim, ainda na personagem... - Não, eles são meus amigos, vem pra cá pra dentro da jaula! E ria com-alma. A fúria aumentava. O bolsonarismo tem legitimado essas agressões, como quem dá o aval para que joguem pedra, batam, matem. E muitas mortes acontecem dentro de nós e por palavras. As cenas continuavam rolando. Eu compreendia que aquelas reações de rejeição faziam parte de um espalhamento revelador. Depois descobri que um dos mais revoltados era professor de história, não sei se é verdade, mas isso é preocupante. Ele, quem mais incitava me desestabilizar, não aguentou. Levantou e foi embora. Dói se ver podre, dói se ver aprodrecendo, dói se ver numa jaula, dói se ver numa personagem, dói. Fica nú, exposto. Não subestimem e nem diminuam a dor dessas pessoas. Ser da classe trabalhadora e defender a extrema direita radical nesse país é algo degradante. Essas pessoas sofrem e para elas nos cabem emanar bons pensamentos. [CONTINUA NOS COMENTÁRIOS]

Uma publicação compartilhada por José Neto Barbosa (@josenetobarbosa) em

Recuperação

Ainda segundo ele, não foi possível identificar quem arremessou o objeto, pois era um momento de baixa luz na plateia. O ator está se recuperando do trauma no apartamento onde mora, no Centro do Recife, e disse não ser a primeira vez que sofre agressões.

Queixa na polícia

A vítima prestou uma queixa à polícia pela internet.

Resposta do Sesc

"O ator José Neto Barbosa apresentou o espetáculo "A Mulher Monstro" na lona circense do Sesc Piedade na última terça-feira (24/9). Algumas pessoas da plateia discordaram entre si do enredo da peça e uma delas saiu espontaneamente do local sem retornar. A apresentação continuou normalmente, quando foi ouvido um barulho de pedra e o ator perguntou se estavam atirando pedra nele. No mesmo momento, a produção do Sesc acionou a equipe de seguranças para identificar o ocorrido, prestou o apoio necessário ao artista e verificou que o mesmo não foi ferido, nem a plateia. O espetáculo seguiu, sem interrupções. Ao término da apresentação, a produção do Sesc dirigiu-se até o artista para verificar suas condições de saúde, constatando que ele estava bem fisicamente".