Investigação

Prefeito de Fortaleza garante "investigação rígida" sobre desabamento de prédio

O prédio desabou na manhã desta terça-feira (15)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 15/10/2019 às 16:41
(Foto: André Bloc/O POVO/Rede Nordeste)
FOTO: (Foto: André Bloc/O POVO/Rede Nordeste)

Com a finalidade de manifestar apoio aos familiares e vítimas do desabamento do Edifício Andrea, no bairro Dionísio Torre, em Fortaleza, o prefeito da cidade, Roberto Cláudio, prometeu que a sociedade terá uma “resposta clara a respeito das responsabilidades de pessoas envolvidas no acidente”. Ainda de acordo com ele, órgãos de fiscalização urbana não tinham nenhuma informação sobre obras em andamento no prédio.

Ajuda

Equipes de resgate e a Defesa Civil trabalham no local com a ajuda de cães farejadores e drones, para a localização de pessoas soterradas. Onze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem o deslocamento de vítimas para o Instituto Doutor José Frota, hospital que recebe as vítimas do acidente. O prefeito ainda afirma que há equipes de psicólogos e assistentes sociais para apoio dos que aguardam notícias.

Morte

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, um óbito foi confirmado.

Desabamento

Este é o segundo caso de desabamento na capital cearense. No início de junho, outro condomínio residencial sofreu danos estruturais em um desabamento parcial, e foi demolido pela prefeitura. O prédio ficava no bairro de Maraponga.

Poder público

O governador do Ceará, Camilo Santana, em uma publicação no Facebook, informou que determinou o uso de toda a força operacional do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Samu e de todos os órgãos estaduais que possam colaborar no socorro às vítimas do desabamento. "Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além das ações efetivas das nossas forças de segurança, façamos uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas", escreveu o governador.