desastre ambiental

Secretário de Saúde de PE diz que é preciso evitar contato com óleo e praias atingidas

"A recomendação atual é evitar o contato com o óleo'', disse o secretário, André Longo

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 23/10/2019 às 14:58
Chico Bezerra/Divulgação
FOTO: Chico Bezerra/Divulgação

Diante do desastre ambiental, com a presença das manchas de óleo no litoral de Pernambuco e do Nordeste, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, recomendou que a população evite tomar banho de mar e não mantenha contato com as praias afetadas. Ainda de acordo com o secretário, em entrevista nesta quarta-feira (23), a recomendação não se limita ao contato com a água e também serve para a areia das praias.

"A recomendação atual é evitar o contato com o óleo. Então, havendo óleo visível naquela praia onde está a pessoa, deve-se evitar o banho para não haver o contato com o óleo. Essa mesma orientação serve para a areia; se houver óleo na areia, evitar o contato com o óleo ali na areia", disse.

Alimentos marinhos

De acordo com o secretário, em relação ao consumo de peixes e frutos do mar, não houve medidas restritivas por parte das vigilâncias sanitárias, nem no nível da União, dos estados e nem dos municípios "Nós estamos com esse problema no litoral desde 2 de setembro. Não houve nenhuma medida restritiva, até o momento, determinada nem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nem pelas vigilâncias estaduais e municipais", informou o secretário.

Entretanto, segundo a nutricionista Andréa Mendonça, o óleo causa intoxicações e pode gerar um câncer. "Caso a pessoa consuma o pescado e seja muito sensível, pode desenvolver uma gastroenterite (irritação e inflamação do estômago e o intestino), alguma doença decorrente dessa contaminação. Caso as ações não aconteçam de forma eficiente e esse óleo passe a se acumular nos pedaços, o risco de contaminação é maior porque pode estar com uma grande quantidade de benzeno (ligado aos processo de produção de petróleo), que extremamente cancerígeno'', comentou.