
Ao todo, 19 casos foram registrados e a Secretaria afirma que número deve subir nos próximos dias
Dos 19 casos notificados, 17 são de São José da Coroa Grande e dois de Ipojuca - Foto: Imagem: Day Santos / TV Jornal
As consequências para a saúde de quem teve contato com o óleo, que está aparecendo no litoral nordestino desde o início de setembro, já começaram a se manifestar. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), foi notificada desde o início da semana até a última quinta-feira (24), com 19 casos de pessoas apresentando sintomas após o contato com o óleo.
De acordo com a SES, todos já estão em processo de investigação pelas equipes de Vigilância em Saúde da SES-PE, sendo 17 do município de São José da Coroa Grande e dois em Ipojuca. Ambos municípios ficam no Litoral Sul.
Já segundo o Centro de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde, o número deve aumentar nos próximos dias e os casos registrados até o momento são considerados leves.
Os sintomas que são apresentados no paciente após contato com a substância são como vômito, náusea, vermelhidão na pele, ardência nos olhos e dor de cabeça. O protocolo de atendimento para estes casos recomenda o tratamento de acordo com os sintomas. Além do contato com o óleo, o uso indevido de solventes para a retirada da substância também pode agravar a situação.
Leia mais no JC Online
Segundo o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, foi feita uma análise de mostras de óleo recolhido de praias nordestinas
A cena foi registrada e viralizou nas redes sociais
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), haverá um acréscimo na conta de luz