Mudanças

Aplicativo da CNH digital ganha novas funções; confira

As mudanças são válidas a partir de janeiro de 2020

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/11/2019 às 14:40
Divulgação/Detran-PE
FOTO: Divulgação/Detran-PE

O aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital irá ganhar novas funções, a partir de janeiro de 2020. Entre as mudanças, será avisado pela plataforma quando houver recall do veículo, alertas sobre multas e licenciamento. divulgação foi feita pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Outras funções

A plataforma também irá enviar alertas sobre o vencimento da validade da CNH com 30 dias de antecedência. Permite também consultas sobre infrações de trânsito, e vai permitir o pagamento de multas dentro do aplicativo da CNH digital. Atualmente, é possível que o condutor tenha informações sobre infrações, mas com a integração, será possível efetuar o pagamento de multas com até 40% de desconto.

>>>CNH: obrigatoriedade de simulador para tirar documento chega ao fim

Aplicativo

O aplicativo "Carteira Digital de Trânsito (CDT)", lançado em 2017, reúne digitalmente os dois documentos de porte obrigatório no trânsito (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ele está disponível gratuitamente nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

Passo a passo de como tirar a CNH

Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular (smartphone). Na página inicial, digite seu CPF e clique em "Avançar". Depois, preencha o formulário com dados pessoais, crie uma senha e selecione a opção "Cadastrar".

Leia o Termo de Responsabilidade e, se estiver de acordo, clique na opção "Aceito". Será enviado para o e-mail cadastrado um link para a ativação da conta.

Acesse o e-mail para finalizar o cadastro. Após validar o cadastro no e-mail, volte ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito e digite seu CPF novamente. Em seguida, informe a senha cadastrada e clique em "Entrar".

Após entrar na conta, toque no ícone de "+", no canto superior direito. Em seguida, escolha a opção "CNH Digital". Selecione a opção "Validação pelo celular" para prosseguir sem precisar do certificado digital. Depois, confirme em "Validar utilizando o celular".

Clique em "Conceder acesso" para autorizar o acesso do aplicativo à câmera do seu celular. Escaneie o QR Code impresso na face interior da sua CNH. A leitura é automática. Realize a biometria facial, seguindo os passos indicados na tela. O app solicitará que você feche o olho esquerdo, depois o direito e, por fim, dê um sorriso.

Informe o número de seu telefone e clique em "Concluir". Por fim, crie uma Chave de Acesso (senha com quatro dígitos que será solicitada nos próximos acessos ao documento). Digite o código duas vezes e selecione "Cadastrar chave". Para visualizar sua carteira de habilitação digital, selecione esta opção na tela inicial do app.