Patriotismo

Dia da bandeira: veja curiosidades sobre um dos símbolos do Brasil

A data foi marcada após a Proclamação da República

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 19/11/2019 às 15:57
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

O dia nacional da bandeira é comemorado nesta terça-feira (19). A data marca os 130 anos do momento que a atual bandeira do Brasil passou a ser adotada oficialmente como símbolo nacional, que aconteceu logo após a Proclamação da República, em 1889.

O comando Militar do Nordeste (CMNE), comemorou a data com uma solenidade no quartel general do bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. O evento teve desfile cívico ao som da banda militar e uma troca de bandeiras hasteada em frente ao quartel.

Curiosidades

Em celebração ao Dia da bandeira, o Jornal Folha de São Paulo enumerou cinco curiosidades sobre a história da bandeira do Brasil.

1- A atual bandeira é a 13 da história do Brasil

2- cada elemento da bandeira possui um significado, o verde simboliza o esplendor das florestas brasileiras, o amarelo a riqueza mineral e o azul faz referência ao céu do país. Cada estrela representa um Estado brasileiro, e a descrição “Ordem e Progresso”tem influência positivista.

3- A posição das estrelas na bandeira corresponde ao céu do Rio de Janeiro na data da Proclamação da República.

4- As 27 estrelas representam todos os estados brasileiros.

5- Em solenidades formais e oficiais a bandeira deve ser hasteada em lugar de honra e ficar no centro, já em tribunais ela fica à direita.