Mutirão

Médicos americanos realizam 45 cirurgias em uma semana em Pernambuco

De acordo com a assessoria, o SUS consegue fazer 2 ou 3 cirurgias no mês

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/11/2019 às 18:30
Divulgação/Operation Walk Chicago
FOTO: Divulgação/Operation Walk Chicago

Em parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Hospital Dom Helder Câmara (HDH) e a organização médica humanitária norte-americana Operation Walk Chicago, que presta serviços médicos gratuitos em todo o mundo, beneficiou 45 pacientes que possuem algum tipo de patologia nos membros inferiores e que necessitavam de cirurgia ortopédica.

Diferente do Sistema Único de Saúde (SUS), a ação foi feita aos pacientes que são dependentes de unidades de saúde, foram realizadas por um grupo de 30 voluntários da ONG internacional, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Edição

Esta é a segunda vez que a organização missionária vem ao Estado. A primeira edição do mutirão ocorreu em 2017, proporcionando que 45 pacientes voltassem a andar após a realização de cirurgias de quadril.

Seminário

Além das cirurgias, o programa trará um simpósio, no dia 22 de novembro, no qual os profissionais americanos falarão um pouco sobre artrose de joelho, quais técnicas foram empregadas nas cirurgias, bem como cuidados pós-operatórios. O seminário tem como público-alvo profissionais de saúde dos diversos setores envolvidos na missão.

Operation Walk Chicago

A Operation Walk Chicago reúne os melhores nomes e os maiores esforços humanitários da comunidade ortopédica internacional. É muito gratificante poder trazer, junto a outros parceiros, essa segunda edição da missão, que é um verdadeiro projeto de amor ao próximo”, afirma o empresário Marcos Roberto Dubeux, um dos membros da Ikone, liga social responsável pela iniciativa de trazer o projeto para Pernambuco.