SOLIDARIEDADE

Órgãos de Gugu são encaminhados para doação nos Estados Unidos

As doações podem beneficiar até 50 pessoas na fila de transplante. Antes do procedimento, familiares se despediram lendo uma última carta para Gugu

Reprodução/SBT
FOTO: Reprodução/SBT

A doação de órgãos de Augusto Liberato foi realizada na madrugada deste domingo (24), de acordo com o Domingo Legal, durante a edição especial dedicada ao apresentador. O procedimento começou por volta das 4h em Orlando, nos Estados Unidos, onde Gugu morreu em um acidente doméstico, aos 60 anos, na última sexta-feira (22).

As doações - que, conforme havia sido divulgado previamente pelo Orlando Health Medical Center, podem beneficiar até 50 pessoas na fila de transplante - já foram encaminhadas a hospitais estadunidenses. De acordo com a assessoria de imprensa do apresentador, todos os órgãos foram aproveitados.

>>>ASSISTA: Domingo Legal faz abertura em homenagem a Gugu Liberato

>>>Locais de velório e enterro de Gugu Liberato são definidos

>>>Além de Gugu Liberato, veja celebridades brasileiras que morreram em 2019

Os médicos que o atenderam afirmam que até 50 pessoas que aguardam por transplantes poderão se beneficiar da doação, que já foi encaminhada a hospitais do Estados Unidos. Pouco antes, houve um ritual para que a família de Gugu se despedisse dele, e uma última mensagem foi lida para o ex-apresentador pelos parentes em uma carta, antes do início da operação.

Velório

A doação de órgãos era, segundo familiares, um desejo de Gugu. O corpo dele deverá chegar ao Brasil até a quinta-feira (28) e o velório acontecerá no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Trajetória

Descendente de portugueses, o apresentador e empresário iniciou a carreira como assistente de produção do programa Domingo no Parque, no SBT, aos 14 anos de idade.

Durante sua trajetória, Gugu cursou Odontologia, mas desistiu do curso. Em uma outra oportunidade, ele tentou também a carreira de seminarista. No entanto, percebeu que tinha talento para comunicação, devido aos vários elogios que recebia de seus professores e padres por fazer apresentações no seminário.

Contratação

Por conta da sua criatividade, empenho e determinação levaram Gugu a deixar o seminário e assumir um posto em frente às câmeras. O apresentador foi contratado pelo SBT em 1981.

Programas no SBT

Ao todo, foram 35 anos na emissora paulista, onde também apresentou os programas Passa ou Repassa, Cidade Contra Cidade, Roletrando, TV Animal e Sabadão Sertanejo.

Entretanto, os mais lembrados pelo público são as apresentações do Viva a Noite e do Domingo Legal, onde ficou por 16 anos, lançando quadros que marcaram a TV como Táxi do Gugu, Sentindo na Pele, Essa Nota Vale uma Nota, Duetos, Banheira do Gugu, Helicóptero do Gugu.

Em 2009, o apresentador se transferiu para a Record TV, e permaneceu na emissora por 10 anos.