Liberação

Governo diz que pescado em Pernambuco está seguro para consumo

De acordo com o governo estadual, apenas duas, das treze espécies de peixes, exigem precaução dos consumidores

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/12/2019 às 18:35
Foto: Acervo/JC Imagem
FOTO: Foto: Acervo/JC Imagem

O Governo de Pernambuco apresentou, nesta terça-feira (03), o resultado das análises de 55 amostras de peixes, crustáceos e moluscos do Litora Sul do Estado. O material foi coltado entre os dias 5 e 6 de novembro para avaliar a segurança do consumo desses pescados após o derramamento de óleo na região. Ainda segundo o governo estadual, apenas duas, das treze espécies de peixes, exigem precaução dos consumidores: o xaréu e a sapurana, provenientes do Litoral Norte.

Resultado

De acordo com o secretário de desenvolvimento agrário do estado, Dilson Peixoto, explica que os pescadores ainda sofrem com as consequências do óleo, e afirma ainda que muitos deles ainda não receberam o seguro defeso.

Análise

A análise é fruto da parceria da gestão estadual, as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Ao todo, foram enviadas ao Rio de Janeiro 94 amostras, de locais atingidos e não atingidos pelas manchas de óleo. As autoridades e os pesquisadores garantem, no entanto, que os resultados das 55 analisadas até o momento mostram um cenário de tranquilidade.