Navio

Marinha abre visitação gratuita para navio no Porto do Recife

As visitas ao navio começaram nesta quarta-feira (11)

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 11/12/2019 às 13:33
Reprodução Marinha do Brasil
FOTO: Reprodução Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil promove uma visitação aberta e gratuita ao navio Fragata "Liberal" nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), das 14h às 17h, no Porto do Recife, área central da capital pernambucana. O Fragata "Liberal" foi construído em terras britânicas e passou a fazer parte da Marinha Brasileira em 1978. Sua missão é conduzir ações da guerra naval, com a intenção de contribuir para o controle das áreas marítimas, a negação do uso do mar ao inimigo, a projeção do poder sobre a terra e a dissuasão.

A embarcação

A embarcação faz parte do time de navios que atuam na operação "Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!", que tem o intuito de combater o derramamento de óleo que atingiu os litorais Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Em novembro, o navio de guerra Fragata União esteve aberto para visitação no Porto do Recife e diversas famílias foram conferir a embarcação que também faz parte da Operação Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!, que tem atuado no combate à chegada das manchas de óleo na costa brasileira.

Outra embarcação que estava aberta a visitação em novembro foi o Vital de Oliveira, que faz pesquisas hidrográficas e também integra a missão. A embarcação é considerada uma das plataformas de pesquisa mais avançadas do mundo. Com seus equipamentos científicos, o navio é capaz de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos.

Combate ao óleo

Desde que os dois maiores navios da Marinha chegaram com um reforço de cerca de 700 fuzileiros navais à bordo, 3,78 toneladas de óleo foram recolhidas de águas pernambucanas e alagoanas. Deste total, 38% foi coletado das praias, e 62% de regiões de estuários. Nesta quinta-feira (28), as praias de Itapuama, Cupe, São José da Coroa Grande e Porto de Galinhas foram inspecionadas por efetivos de 14 militares cada. Japaratinga, que contempla três praias de Alagoas, teve o apoio extra de 40 fuzileiros. Já os rios Una, Persiunga, Mambocada, mais 13 cada um.