GERAÇÃO DE RENDA

Desempregados ganharão passagens da Prefeitura do Recife para se deslocar

De acordo com a prefeitura, os cartões serão entregues a partir do próximo dia 30

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/12/2019 às 18:18
Sérgio Bernardo/ Acervo JC imagem
FOTO: Sérgio Bernardo/ Acervo JC imagem

Segundo a PNAD Contínua, o Recife tem 147,3 mil pessoas desempregadas, ou seja, 17,4% da população economicamente ativa. Pensando nesse cenário, a Prefeitura do Recife lançou nesta quinta-feira (19), no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Teresinha, Zona Norte da capital, o projeto VEM Meu Emprego, que é mais uma iniciativa dentro do programa Chegando Junto.

A proposta central é carregar com 20 passagens o cartão do VEM para que o desempregado use em busca de uma colocação no mercado de trabalho. De acordo com a prefeitura, os cartões serão entregues a partir do próximo dia 30, nas agências de emprego da PCR situadas na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, e na Avenida Norte, número 5600.

>>>Recife terá abrigo noturno para moradores de rua

Como garantir o VEM Meu Emprego

Para ser incluída no VEM Meu Emprego, a pessoa deve comparecer às agências e dar entrada no Seguro Desemprego, levando cópia da rescisão contratual para provar que foi demitida nos últimos 30 dias; comprovar que recebia até dois salários mínimos e que mantém residência no Recife. O projeto fica sob a responsabilidade da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e a meta é beneficiar 1 mil pessoas por mês.

Outras ações para geração de renda

Além do VEM, a iniciativa se junta a outras medidas apresentadas pelo governo Geraldo Julio como geração de renda. É o caso da entrega de 1.300 kits com bicicletas e smartphones com internet, que incentiva a geração de renda para a população desempregada, através de aplicativos.

Há também a oferta de minicurso, nos quais os participantes ainda recebem as ferramentas necessárias para o ofício aprendido. É o caso das capacitações em Jardinagem, Corte de Cabelo Masculino e Manutenção de Bicicleta.