CENTRO DO RECIFE

Recife ganha 1º restaurante para moradores de rua

O espaço terá capacidade de ofertar 750 almoços gratuitos por dia

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/12/2019 às 18:30
Felipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Felipe Jordão/JC Imagem

Para garantir assistência à população mais vulnerável e estimular a geração de renda, foi inaugurado nesta segunda-feira (23), o primeiro restaurante para moradores de rua no Recife. O espaço que fica localizado na Rua Tamôios, em Santo Amaro, área Central da capital, terá capacidade de ofertar 750 almoços por dia, sendo parte deles gratuitos para pessoas em situação de rua e outra parte vendida a preço popular.

O restaurante integra as ações do Programa Chegando Junto, criado pela Prefeitura do Recife. Na ocasião, o prefeito da cidade, Geraldo Julio, que participou da inauguração, destacou a importância da ação. "A Prefeitura está oferecendo refeição para essa população de rua, que é a mais vulnerável que tem. Gente que vive ao relento, gente que passa todos os dias do ano sem ter o que comer", enfatizou.

>>>Recife terá abrigo noturno para moradores de rua

Apesar de oficialmente inaugurado, as refeições ainda não foram servidas nesta segunda. Segundo o prefeito, o serviço será oferecido, de fato, nesta terça-feira (24). Os moradores de rua que poderão utilizar o espaço foram selecionados através de um cadastro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Novo abrigo

Além do restaurante inaugurado nesta segunda-feira, Geraldo Julio antecipou que um abrigo para os moradores será inaugurado nesta terça. O abrigo funcionará na Travessa do Gusmão, no bairro de São José, região central do Recife. O local já faz abrigo em casos emergenciais, mas teve o atendimento ampliado com a reforma física do espaço, permitindo a instalação de dormitórios e do serviço de pernoite.