MEIO AMBIENTE

Captura de caranguejo-uçá é proibida a partir deste sábado (11)

A medida temporária vale para 11 estados, incluindo Pernambuco

Foto: Divulgação/CPRH
FOTO: Foto: Divulgação/CPRH

A partir deste sábado (11), ficam proibidos captura, transporte e comercialização do Caranguejo-uçá em Pernambuco e mais 10 estados brasileiros, devido ao período reprodutivo do animal. A medida visa proteger a espécie.

Os outros estados, além de Pernambuco, são: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. O primeiro período é do dia 11 de janeiro até a próxima quinta-feira (16) de janeiro. O segundo vai ser de 10 a 15 de fevereiro e o terceiro será de 10 a 15 de março de 2020.

Caranguejos-uçá apreendidos vivos em situação irregular serão devolvidos a seu habitat. Segundo a legislação, em caso de flagrante, a pena pode ser de até três anos de reclusão e multa.

Recomendações

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis da Paraíba (IBAMA-PB) informa que caso os pescadores/comerciantes possuam o Caranguejo-uçá em estoque cujas capturas se deram antes do período do defeso e, caso queiram comercializá-lo neste período de proibição, eles devem comparecer ao órgão até o último dia útil anterior à cada período do defeso, para que possam receber uma declaração de estoque.