PRÊMIO

'Democracia em Vertigem': filme sobre impeachment de Dilma é indicado ao Oscar 2020

A cerimônia dos melhores filmes acontece em Los Angeles, nos EUA

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 13/01/2020 às 14:20
Reprodução/Netflix
FOTO: Reprodução/Netflix

Foi indicado ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário nesta segunda-feira (13), o filme brasileiro 'Democracia em Vertigem', da diretora Petra Costa. A produção irá concorrer ao prêmio com American Factory, The Cave, For Sama e Honeyland. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Melhor filme

O jornal The New York Times, em julho do ano passado, divulgou uma lista com os melhores filmes de 2019 até aquele momento. E 'Democracia em Vertigem' foi um dos longas selecionados.

Confira o trailer:

>>>Oscar 2020 tem seus indicados revelados

Laçamento

Lançado pela Netflix em junho de 2019, Democracia em Vertigem aborda eventos como o impeachment de Dilma Rousseff (PT), a prisão do ex-presidente Lula (PT) e a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido) em paralelo à história da diretora do longa.

Mineira, Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio de Janeira. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Indicados aos Oscar 2020

Os indicados para concorrer ao Oscar, que chega à sua 92ª edição em 2020, foram revelados na manhã desta segunda-feira (13), em Los Angeles. As obras e artistas vencedores da disputa receberão a mais popular estatueta do cinema dada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood no dia 9 de fevereiro, em cerimônia realizada no Dolby Theater, em Los Angeles.

Ao todo, serão 24 categorias, passando pelas tradicionais de melhor filme, atuação e direção, até as mais técnicas, como fotografia e montagem. A edição de 2020, pela segunda vez consecutiva, não contará com apresentadores fixos.

Veja a lista completa dos filmes indicados ao Oscar 2020 no JC Online.