boato

'Quebra-crânios': morte de menina no RN foi por outra ''brincadeira''

A morte da adolescente estava sendo associada ao desafio 'quebra-crânios'

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 12/02/2020 às 18:40
Cortesia
FOTO: Cortesia

O desafio ''quebra-crânios'' viralizou nas redes sociais e, entre os vários vídeos compartilhados, surgiu o boato de que uma adolescente, de 16 anos, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, teria sido a primeira vítima fatal. Entretanto, em contato com a TV Ponta Negra, afiliada do SBT, a morte da garota aconteceu em novembro de 2019 e não tem ligação com a ''brincadeira''.

Apesar disso, o falecimento da menina ocorreu devido à outra ''brincadeira'' perigosa. Ainda de acordo com a TV Ponta Negra, que cobriu o caso na época, a criança teria participado da '‘Roleta Russa’', que consiste sentar uma pessoas na cadeira e virá-la de cabeça para baixo. A menina caiu e quebrou o pescoço. Ela ainda foi socorrida, mas sofreu traumatismo craniano a caminho do hospital.

Risco do ''quebra-crânios''

Em relação ao ''quebra-crânio'', o médico ortopedista Rodrigo Castro alertou que a vítima pode ter sérias fraturas ou morrer.

''Dependendo do grau que a cabeça se inclina na hora da queda, pode fletir (dobrar) e esse movimento pode causar a compressão da vértebra, levando a fratura da coluna, o que pode deixar uma pessoa paralítica, ou pode acontecer na hora de bater a cabeça. A parte óssea protege por fora, mas por dentro o cérebro está flutuando e se desloca, levando a ruptura de alguns vasos (sanguíneos), com o risco de morte''.

Youtube pede desculpas à mãe

O youtuber Robson Calabianque, o Fuinha, de 23 anos, fez o desafio do ''quebra-crânios'' com a própria mãe, ao contar com a ajuda do irmão. A divulgação do vídeo não repercutiu de forma positiva e Fuinha retirou o vídeo do ar. “Nunca imaginei que ele seria um vírus dessa proporção. Era para ser tão mais um meio de entretenimento na internet “, disse.