risco à saúde

Secretaria Estadual de Saúde registra 142 casos de agulhadas no Grande Recife

As pessoas deram entrada em um hospital com referência estadual em doenças infecto-contagiosa

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 26/02/2020 às 18:38
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Em nota oficial, divulgada nesta quarta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) um novo balanço sobre as vítimas de agulhadas. De acordo com a SES-PE, entre os dias 15 e 25 de fevereiro, 142 casos de pessoas (81 do sexo feminino e 61 masculino) alegaram terem sido furadas por agulhas em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Orobó.

>>>Vítima detalha como recebeu agulhada durante carnaval de Olinda<<<

Ainda de acordo com a nota, 111 pacientes realizaram profilaxia pós-exposição (PeP), no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções.

As outras pessoas não quiseram fazer o teste rápido (pré-requisito para o uso da PeP) ou já tinham passado das 72 horas necessárias para início da medicação. Segundo a SES-PE, todos devem retornar após 30 dias para concluir o tratamento.

Denúncia

A nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também fala que as denúncias foram registradas no posto de atendimento 24h, instalado pela Polícia Civil de Pernambuco, no Hospital Correia Picanço, onde delegados, escrivães, agentes e peritos papiloscopistas trabalham no local.

Nota da SES-PE na íntegra

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), notificou, entre os dias 15 e 25 de fevereiro, 142 casos de pessoas (81 do sexo feminino e 61 masculino) que alegaram terem sido furadas por agulhas durante as festas de Carnaval do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Orobó. Após triagem no Hospital Correia Picanço, referência estadual em doenças infecto-contagiosas, 111 pacientes realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP) para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções.

Os demais, ou se recusaram a fazer o teste rápido (pré-requisito para o uso da medicação), e, consequentemente, o tratamento, ou já tinham passado da janela de 72 horas preconizadas para início da medicação. Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento.

Os pacientes também foram orientados a realizarem o monitoramento permanente de possíveis infecções no próprio Hospital Correia Picanço ou nos Serviços de Atenção Especializada (SAE), espalhados por vários municípios do Estado. É importante ressaltar que os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são considerados baixos, em média apenas 0,3%. Todos os pacientes também receberam a indicação de procurarem os órgãos policiais para investigação das ocorrências.

Em 2019, cerca de 300 pessoas deram entrada no Hospital Correia Picanço alegando terem sido furadas por seringas durante os festejos de Momo. Não houve casos positivos relacionados a este evento.

SEGURANÇA - A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou, do sábado até a terça-feira de Carnaval, 64 boletins de ocorrência com denúncias de pessoas relatando terem sido atingidas por algum tipo de objeto perfurocortante. Foram dez denúncias no sábado (22), 15 foram feitas no domingo (23), 18 denúncias na segunda-feira (24) e 21 na terça-feira (25). Entre os casos registrados ontem, está o de um homem que informou ter sido lesionado na cidade de Aracajú, no estado de Sergipe. Inquéritos foram instaurados e os casos estão sendo investigados.

Uma parte dos denunciantes relatou a exposição, neste Carnaval, a outras formas de risco de contração do HIV e outra não soube descrever com precisão as circunstâncias e o momento em que foram tocadas pelo objeto pontiagudo.

As denúncias foram registradas no posto de atendimento 24h que a PCPE instalou no Hospital Correia Picanço. A unidade conta com equipes formadas por delegados, escrivães, agentes e peritos papiloscopistas.