Saúde

Coronavírus: Ministério da Saúde define critérios para isolamento e quarentena no Brasil

As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/03/2020 às 18:10
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

O Ministério da Saúde regulamentou os critérios de isolamento e quarentena que deverão ser aplicados pelas autoridades de saúde local para pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus no Brasil. A partir desta quinta-feira (11), as regras entram em vigor. A medida faz parte das ações para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decorrentes do vírus.

>>Saiba quais são os sintomas do novo coronavírus e como evitar

>>Influencer Gabriela Pugliesi afirma ter coronavírus: ''deu positivo''

>>Coronavírus: saiba o que é uma pandemia

Documento

Publicado no Diário Oficial da União (DOU), o documento traz as especificações para cada uma das ações. No caso do isolamento, as medidas de precaução visam conter e separar pessoas que forem classificadas como caso suspeito, confirmado, provável (contato íntimo com caso confirmado), portador sem sintoma e contactante de casos confirmados.

Nesses casos, o isolamento deverá ser em ambiente domiciliar podendo ser feito em hospitais públicos ou privados, conforme recomendação médica, por um prazo de 14 dias, podendo ser estendido por até igual período dependendo do resultado do exame laboratorial.

Já a medida de quarentena, tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. O procedimento de quarentena será determinado mediante ato administrativo formal estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou ministro de estado da saúde, ou superiores em cada nível de gestão e publicado em diário oficial e amplamente divulgado pelos meios de comunicação.

A medida de quarentena será adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário. Além disso, não poderá ser determinada ou mantida após o encerramento da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nessa quarta-feira (11) pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.