Investigação

Navio atracado no Recife tem mais uma pessoa com sintomas de coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco foi notificada sobre o caso

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 13/03/2020 às 15:36
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Após um navio atracar no Porto do Recife com um canadense com suspeita de coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que foi notificada, nesta sexta-feira (13), com um segundo caso. Sem entrar em detalhes da possível vítima, a secretaria estadual revelou que a pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde que não foi relacionado com infecção respiratória. A transferência foi feita pelo Samu para um hospital particular.

Primeiro caso

Um idoso de 78 anos, residente no Canadá, passou mal e apresentou sintomas de coronavírus, como febre e problemas respiratórios, de acordo com o Samu. O canadense também foi levado para um hospital particular.

Nota da SES-PE na íntegra

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foi notificada, nesta sexta-feira (13.03), de um segundo caso suspeito para o novo coronavírus de passageiro do navio de cruzeiro de bandeira bahamenha que atracou no Porto do Recife na manhã da última quinta-feira (12.03). A pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória. A transferência foi feita pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife para uma unidade de saúde privada, que fará a coleta de material para as análises laboratoriais.

Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, não serão divulgados detalhes dos viajantes, como sexo, idade e nacionalidade. Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES tem prestado todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação.