POLÍCIA

Manifestantes são detidos em ato pró-Bolsonaro na Orla de Boa Viagem

A Polícia Civil informou que um dos detidos seria o líder do protesto.

Gustavo Fernandes
Gustavo Fernandes
Publicado em 15/03/2020 às 21:00
Cortesia / Whatsapp
FOTO: Cortesia / Whatsapp

Participantes do ato pró Jair Bolsonaro, que aconteceu na Orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, neste domingo (15), foram detidos pela Polícia Civil (PC) durante a manifestação. A Polícia informou que um dos detidos seria o líder do protesto, e teria desafiado a proibição do Governo do Estado de Pernambuco de realizar atos com público superior a 500 pessoas, por causa do coronavírus.

>>>Veja imagens do ato pró-Bolsonaro na Orla de Boa viagem neste domingo (15)

O rapaz de 21 anos foi ouvido na delegacia. Além dele, um homem de 57 anos também foi autuado e detido, por desacato à autoridade policial. Ele teria invadido a delegacia e desrespeitado a equipe de servidores de plantão de hoje (15).

Veja imagens do protesto

Nota PCPE na íntegra

A Polícia Civil de Pernambuco informa que autuou o líder de uma manifestação, de 21 anos, que ocorreu, neste domingo (15), em Boa Viagem, em função do descumprimento do artigo 268 do Código Penal ("Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa"). Com base no artigo 196 da Constituição de 1988 (“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos...”) e na Lei Federal Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, diante da pandemia mundial e dos riscos de transmissão do COVID -19, o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça Plantonista da Capital, recomendou à Secretaria de Defesa Social a “adoção de medidas para evitar a realização de eventos de qualquer natureza com público superior a 500 pessoas”. Decisões proferidas hoje, em plantões judiciários, determinaram a não-realização de dois eventos - a Festa da Tainha, no município de Goiana, e os Fanfarrões Bora Bora, em Jaboatão dos Guararapes - pelo risco de propagação do COVID -19.

Na mesma direção, como forma de prevenir o avanço do corona vírus no território pernambucano, o Governo do Estado publicou o decreto 48.809/20, proibindo a eventos com grande aglomeração de pessoas.

Neste momento, o rapaz de 21 anos sendo ouvido na Delegacia de Boa Viagem. Além dele, um homem, de 57 anos, também foi autuado e está prestando depoimento. Nesse último caso, por desacato à autoridade policial por ter invadido a delegacia e desrespeitado a equipe de servidores de plantão neste domingo. Nos dois casos, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

A PCPE reforça que está cumprindo a legislação e a recomendação das autoridades sanitárias, sem qualquer avaliação da orientação ou motivação do protesto em questão.

Leia também

>>>Coronavírus: Sobe para 8 o número de casos confirmados em Pernambuco

>>>Sobe de 121 para 176 o número de casos de coronavírus no Brasil