COLETIVA

Coronavírus: prefeitura do Recife anuncia criação de 208 novos leitos para atendimento exclusivo de pacientes

O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/03/2020 às 11:46
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal
Leitura:

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã deste domingo (22), em coletiva de imprensa, que o Hospital da Mulher da cidade, localizado no bairro do Curado, irá receber 208 novos leitos para atendimento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. Ao todo, serão disponibilizados 54 leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros 154 para enfermaria.

Disponíveis

De acordo com a a prefeitura, 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis para o uso imediato.

Curas clínicas em PE

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), confirmou, neste sábado (21), a cura clínica de mais dois novos casos do coronavírus (Covid-19) no estado. Trata-se de uma adolescente de 16 anos, que foi diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem. As duas estavam em isolamento domiciliar. Com isso, subiu para três o número de pacientes recuperados da doença.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Mais Lidas