MEDIDA

Coronavírus: saiba quais prefeitos em Pernambuco anunciaram corte no próprio salário

Funcionários do Executivo Municipal também terão reajustes no salário

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 30/03/2020 às 18:38
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

O prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira, anunciou que reduziu seu próprio salário em R$ 50% e o do secretariado municipal em 25%. As medidas constam no Decreto Municipal Nº 115/2020 nesta segunda-feira (30). De acordo com a apuração do Blog do Jamildo, ele foi o quarto gestor municipal, em Pernambuco, que tomou essa decisão. Outros foram o prefeito de Olinda, Lupércio, e as prefeitas de Surubim, Ana Célia, e Célia Sales, em Ipojuca.

Olinda

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, anunciou que cortaria 10% do próprio salário e também de secretários, secretários-executivos e assessores especiais do município, devido ao combate contra o novo coronavírus no município.

Ipojuca

A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), anunciou que decidiu cortar 30% do próprio salário e 10% da vice-prefeita, secretários municipais e alguns cargos comissionados, devido a epidemia do Coronavírus. Além disso, foi enviado para a Assembleia Legislativa um pedido de decreto de estado de calamidade pública no município do Litoral Sul de Pernambuco.

Surubim

O decreto municipal nº 18/2020 reduz em 30% o salário da prefeita, assim como o do vice-prefeito. Também serão reduzidos, em 10%, os vencimentos de todos os secretários. A mudança é válida a partir de abril, durante 90 dias.

O político também cortou novas nomeações, gratificações e auxílio alimentação dos funcionários do Executivo Municipal, com exceção, aos funcionários que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus.

Economia

Na ocasião, o gestor disse ainda que a medida visa economizar gastos, devido à estagnação dos setores econômicos e concentrar a receita da cidade na área da saúde, durante a situação de emergência devido à pandemia da Covid-19.

Leia mais no Blog de Jamildo