Hospital Getúlio Vargas

Técnicas de enfermagem morrem com suspeita de coronavírus no Recife

As técnicas de enfermagem trabalham no Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/04/2020 às 14:00
Reprodução/Google Street View
FOTO: Reprodução/Google Street View

Duas técnicas de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, morreram nesse sábado (4), com suspeita de coronavírus. As duas mulheres trabalhavam na emergência da unidade de saúde.

Uma das vítimas faleceu poucas horas depois de dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela era hipertensa, diabética e asmática grave, estava de férias quando começou a apresentar os sintomas e ficou afastada de suas funções no período posterior. Ela atuava na enfermaria de ortopedia do Getúlio Vargas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi realizada a coleta de material para as análises em laboratório, que estão em andamento.

Confirmação

Foi confirmado que a morte de uma das técnicas de enfermagem foi por causa do covid-19. Ela faleceu neste sábado no Hospital dos Servidores (HSE).

A vítima tinha um histórico de diabetes, doença renal crônica e pneumonia crônica. Ela foi notificada como caso suspeito da Covid-19 na quarta (01.04) e teve o resultado laboratorial positivo liberado na última sexta (03.04).

Ver essa foto no Instagram

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) lamenta profundamente o falecimento, por suspeita de Covid-19, ontem (4), das técnicas de Enfermagem Ana Cristina Tomé e Betânia Ramos, ambas trabalhavam no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife. É um momento difícil para a saúde mundial e estamos juntos nessa batalha em cuidar do próximo e cumprir o nosso juramento. O Coren-PE está acompanhando de perto as ações de enfrentamento no combate ao novo coronavírus na rede pública e privada do Estado, com foco na garantia de uma assistência de Enfermagem de qualidade e da segurança dos profissionais, como também está orientando e apoiando auxiliares, técnicos e enfermeiros nessa luta, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Apesar da não confirmação ainda da morte das profissionais por Covid-19, o Coren-PE reforça junto às autoridades sanitaristas locais a importância da garantia de EPIs para os profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente no combate e no controle da pandemia. O Conselho presta condolências às famílias e aos amigos da Ana Cristina e da Betânia nesse momento de luto e tristeza, e a todos os colegas de Enfermagem que sofrem com essas perdas. A Enfermagem precisa seguir em frente na luta para salvar vidas. Cada vida salva é uma vitória para a Enfermagem. Leia nota completa, acesse: https://url.gratis/lGFLj

Uma publicação compartilhada por Coren PE (@coren.pe) em

Denúncia

O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), Francis Herbert, denunciou as condições de trabalho e projetou que boa parte dos colegas deve contrair o novo coronavírus.

>> Saiba se está inscrito no CadÚnico para receber auxílio de R$ 600
>> PMs doam sangue para melhorar estoques do Hemope; veja como ajudar
>> Hemope tem estoques baixos por causa do coronavírus e convoca doadores
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Hemope faz esquema para doações de sangue na pandemia do coronavírus
>> Coronavírus: HCP e Detran lançam campanhas para arrecadar doações
>> Veja como ajudar e onde procurar ajuda neste cenário de coronavírus

Balanço do Covid-19

Em novo boletim divulgado neste domingo (5), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais sete mortes e 25 novos casos confirmados do novo coronavírus. Com a atualização, Pernambuco totaliza 21 mortes e 201 ocorrências da Covid-19.

O boletim divulgado nesse sábado (4), pelo Ministério da Saúde, mostra que os casos do novo coronavírus no Brasil atingiram a marca de 10.278 infectados e o número de mortos subiu para 432. Inicialmente, a pasta havia informado que o país tinha 431 óbitos, mas corrigiu a informação poucas horas depois.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada: